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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nike x Penalty: Mais detalhes da briga pelo Galo

A valorização da marca Atlético é evidente: Com Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e um time forte para 2013, além da saída da Topper, faz a disputa entre Nike e Penalty cada vez mais forte em patrocinar a camisa atleticana.

Penalty quer ser, além de patrocinadora do uniforme, uma parceira do clube

Através de informações de órgãos de imprensa, a Penalty parece estar à frente na preferência da diretoria atleticana, graças ao projeto audacioso de não apenas fornecer o material para o time profissional, assim como para todas as categorias de base e de promover uma parceria com o clube, com lançamentos de camisas e eventos para promoção das duas marcas. Edmundo Mattos, diretor de marketing da empresa explica melhor os fatos:

"Além da parte financeira, existem outras questões. A parceria, o atendimento, os apoios. Nos clubes que trabalhamos, temos uma grande história. No Vitória, elevamos a marca para outro patamar. Com a campanha de doação de sangue, junto ao Governo do Estado. A BBC veio fazer matéria sobre isso, marcando uma presença global”, explica.

A Penalty, que já patrocinou o uniforme atleticano em várias épocas (1986-1990, 1992-1993, e 1997-2001), deseja contrato de 03 anos, com valores de R$9 milhões, mais lucros com venda de camisas e um valor dedicado ao recebimento de material. Com isso, o valor total ultrapassaria a marca dos R$10 milhões anuais.

“Quando a gente fez a proposta para o Atlético, além da parte financeira, tem mais. A gente quer trabalhar com a marca do clube. Os clubes estão buscando isso. Não querem só o valor do patrocínio para ser fornecedor de material”, afirma Mattos.

Nike tem o desafio de garantir boa distribuição do material

A Nike tem, a princípio, a sua marca mundialmente conhecida e prestigiada por pessoas de todas as partes do mundo. Fechar com o Galo agradaria e muito a torcida atleticana por este prestígio e divulgação que a marca poderá dar ao Atlético. 

Entretanto, problemas de distribuição de material aos clubes brasileiros geraram descontentamento e encerramento de contrato. Foi graças a este problema que o Flamengo encerrou o patrocínio com a empresa norte-americana e quase perdeu o Corinthians. Felizmente, a situação melhorou, e muito.

O mercado brasileiro está dividido. Corinthians e Internacional tem contrato direto com a Nike, que produz diretamente os uniformes destas equipes, enquanto que Bahia, Coritiba e Santos tem contratos com a Netshoes, que trabalha em parceria com a Nike. A Netshoes, nesse caso, faz o acabamento e a distribuição para os três últimos clubes.

Informações de bastidores dão conta de que a Nike está negociando diretamente com o Atlético, não tendo nenhum intermédio da Netshoes neste caso. Ou seja, caso a Nike feche contrato, ele deverá ser nos moldes de Corinthians e Internacional. 

O fator Ronaldinho Gaúcho pode ser a carta na manga a favor da Nike, que patrocina o atleta. A venda de camisas da Nike, com seu nome e número pode dar ao jogador um percentual do valor de venda, e este pode ser, sem a menor dúvida, um fator de aproximação entre a marca e o clube.  

Vamos aguardar o que virá pela frente. 

COMENTÁRIO:

Se me perguntassem minha preferência, diria, sem a menor dúvida, que prefiro a Nike, por duas razões: Primeiro por ser uma marca mundialmente conhecida, e segundo, pelo fato dela nunca ter patrocinado o uniforme do Atlético, o que será uma novidade interessante para a torcida. 

Entretanto, se a Penalty for mais vantajosa e trouxer mais benefícios que a Nike, isso quer dizer, em outras palavras, que a Nike ainda não valoriza o clube como deveria. Afinal de contas, o Atlético é um dos clube tradicional e um dos que mais vende camisas no Brasil. Com um time forte em 2013, quem vier patrocinar o nosso clube só tem a ganhar. Portanto, que a melhor oferta vença!

Saudações,

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