Cont

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Galo vence Cruzeiro, supera Grêmio e vai direto para a Libertadores

A palavra superclássico é mais que apropriada para descrever as emoções deste duelo na tarde de ontem no Independência. Precisando mais que nunca da vitória e de pelo menos um empate no clássico Gre-Nal no sul, o Atlético começou o jogo em cima do Cruzeiro. A pressão deu certo, e, aos 05 minutos, Bernard abriu o marcador após soltar uma bomba indefensável para o goleiro Fábio.
Bernard comemora o primeiro gol do clássico (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético)

O Cruzeiro tentou sair para o jogo, mas era bem neutralizado pela defensiva atleticana. O Atlético buscava alternativas e teve a grande chance de aumentar a vantagem aos 36 minutos. Jô sofreu carga faltosa dentro da área, cometida pelo zagueiro Leandro Guerreiro. Pênalti muito bem marcado pelo árbitro Paulo César de Oliveira. R49 se preparou, telegrafou o canto e o goleiro Fábio defendeu. 

Com a moral em alta após este lance, o Cruzeiro passou a acreditar e saiu para o jogo. Bem no final do primeiro tempo o time celeste empatou, com Martinuccio, de cabeça, após cruzamento de Montillo. 

No segundo tempo, o Cruzeiro partiu com tudo para cima do Atlético, disposto a vencer. Aos 05 minutos a Raposa virou o jogo através de Éverton, após um bom passe pela esquerda. O Galo sequer tinha passado do meio de campo. Após este gol, o Galo veio para tudo ou nada. 

Com o jogo tenso e nervoso desde o início, era difícil terminar com os 22 jogadores em campo. Tinga e Leandro Donizete foram os primeiros a irem mais cedo para o chuveiro, após troca de 'gentilezas' entre si. Mais tarde, seria a vez de Anselmo Ramon, atacante celeste, que fez duas faltas duras em Marcos Rocha, e recebeu um amarelo para cada infração cometida. 

Com os nervos no lugar e disposto a lutar pela vitória o Galo partiu para cima a bola parada foi decisiva e mostrou ser um dos trunfos da campanha atleticana no Brasileirão 2012. Após escanteio batido pela direita por Marcos Rocha, Léo Silva desviou e Ronaldinho Gaúcho empatou, aos 14 minutos do segundo tempo. 

Com as duas equipes jogando abertas, o placar poderia ser mexido a qualquer momento, o que acabou acontecendo mais uma vez, através do zagueiro Réver, que desviou de cabeça para as redes após escanteio bem cobrado por R49, aos 29 minutos.

Com a vitória a seu favor, Cuca recompôs o meio de campo, ao tirar Ronaldinho Gaúcho, exausto, para a entrada de Serginho. Tanto Galo quanto o Cruzeiro tiveram poucas chances de mudar o placar. O Cruzeiro, com um a menos, lutou até o último minuto. Já o Galo se segurou, venceu na raça e quebrou mais um tabu. Há 05 clássicos o Atlético não derrotava o Cruzeiro. A última vitória sobre seu maior rival foi na decisão do campeonato mineiro de 2011, onde o Atlético venceu o primeiro jogo pelo placar de 2x1 na Arena do Jacaré. 

Com esta vitória, aliada ao empate no Olímpico entre Grêmio e Internacional em 0x0, o Galo vai direto para a fase de grupos da Libertadores, receberá R$ 6 milhões pelo vice-campeonato e frustra os desejos de gremistas e cruzeirenses, que era o de ver o Atlético na pré-Libertadores. Missão esta, que ficou para o Grêmio.

Após o jogo, muita festa da torcida, desabafo de Marcos Rocha contra Luxemburgo, que o considerou, na época em que veio para o Galo como "jogador de time pequeno", emoção de Bernard, grito de "fica Richarlyson" da massa para o lateral, oração e agradecimento dos jogadores e do técnico Cuca, que fez um balanço positivo da temporada atleticana. 

Que tenhamos mais glórias em 2013!

FICHA TÉCNICA
Atlético 3 x 2 Cruzeiro

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson (Triguinho); Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Neto Berola) e Ronaldinho Gaúcho (Serginho); Jô e Bernard

Técnico: Cuca

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Éverton; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo; Martinuccio e Anselmo Ramon
Técnico: Celso Roth

Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Cartões amarelos:
Atlético: Marcos Rocha, Pierre e Ronaldinho Gaúcho
Cruzeiro: Thiago Carvalho Éverton, Charles.

Cartões vermelhos:
Atlético: Leandro Donizete.
Cruzeiro : Tinga e Anselmo Ramon

COMENTÁRIO:

O Atlético encerrou de forma emocionante sua participação na temporada 2012. Com duas viradas sensacionais contra Botafogo e Cruzeiro pelo mesmo placar (3x2 para o Galo nos dois jogos) o Galo teve como uma das suas principais características um verdadeiro exterminador de tabus. E mantém uma interessante estatística a seu favor: Desde 2011, quando perdeu para o Cruzeiro na última partida do primeiro turno pelo placar de 1x2, o Galo não perde como mandante. Com este dado, o Atlético é o melhor mandante da história dos pontos corridos. Não sofreu nenhuma derrota em 2012 em seus domínios. Para ser mais exato, a invencibilidade é de 1 ano e três meses, ou 36 jogos.

*A série invicta, que inclui 28 partidas pelo Brasileirão, uma pela Copa do Brasil e sete pelo Campeonato Mineiro, teve início no dia 3 setembro de 2011, no triunfo por 2 a 0 sobre o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

*Desde então, foram mais 27 vitórias, sobre Corinthians, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Vasco, Bahia, Náutico, Figueirense, Sport, Portuguesa, Coritiba (2x), Botafogo (2x), Santos (2x), Palmeiras (2x), Goiás, Boa Esporte, Caldense, Nacional, Democrata, Tupi e América, e oito empates. 
Fez também sua melhor campanha na era dos pontos corridos, ao encerrar a competição com 72 pontos, o melhor ataque da competição, a terceira melhor defesa, quatro jogadores escolhidos dentre os melhores 11 do campeonato, além de eleger a revelação do campeonato, o atacante Bernard, que foi o artilheiro do Galo neste campeonato, com 11 gols.

Tudo isto é motivo para comemorar. A excelente campanha só não foi completa porque o Fluminense fez uma campanha extraordinária. O Atlético renasceu das cinzas após a goleada vergonhosa pelo placar de 6x1 para o Cruzeiro em 2011. Começou 2012 com protestos da torcida, com faixas viradas, desacreditado, e com muito empenho, trabalho e dedicação recuperou a grandeza perdida há muito tempo. Hoje o atleticano tem orgulho do time, o Glorioso de Minas Gerais. 

Outra coisa que merce ser ressaltada é que a torcida comemorou merecidamente o vice-campeonato. Claro que queríamos ser campeões, mas a segunda colocação é de fato um ótimo resultado. Infelizmente a cultura do brasileiro desmerece quem não é campeão. De fato é muito melhor vencer,porém a campanha do Atlético é digna e tem méritos. Após 12 anos sem disputar a Libertadores voltamos com o desejo de conquistá-la pela primeira vez.  

Agora Kalil aprendeu o caminho das pedras para ser cada vez mais forte e vencedor. O objetivo nestas férias é reforçar ainda mais o time para a próxima temporada que será vital. Com o time na Libertadores, o grande desejo é concretizar o retorno de Diego Tardelli ao Atlético. De concreto, são a vinda de Gilberto Silva, e as contratações dos meias Ricardo Goulart, que fez excelente campanha no Goiás, e de Luan, que também fez um ótimo campeonato na Ponte Preta. 

Com o contrato por se encerrar, vários jogadores. Dentre eles estão Serginho (que deve ser negociado com um time da Rússia), Richarlyson (que pode renovar graças a sua experiência, a carência de jogadores versáteis e que podem atuar na lateral esquerda), Escudero, Neto Berola, Michel, Juninho, Renan Ribeiro (que tem possibilidade de ir para o São Paulo), o zagueiro Luis Eduardo e o lateral Triguinho. 

Além dessas especulações ainda não foi definido o novo fornecedor de material esportivo para os próximos anos. Se a Nike não fizer uma boa contra-proposta, a Penalty voltará a patrocinar o uniforme atleticano após 12 anos. 

Vamos aguardar.

Na sequência, informo que, em dezembro, será feita uma retrospectiva do ano do Galo e das perspectivas para 2013, além das notícias atuais de bastidores, que estarão agitados, para que voltemos ainda mais fortes ano que vem!!!

Valeu Galo!!!
Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário