Cont

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Coxa vence o Galo que praticamente dá adeus ao título de 2012

O Atlético entrou em campo já sabendo do empate entre o Fluminense e o São Paulo no Morumbi. Ainda assim, não bastou para que o time entrasse disposto e com inspiração para vencer o Coritiba no Couto Pereira. O Coxa partiu para cima no início do jogo e aos 07 minutos teve um pênalti a seu favor após falta desnecessária de Filipe Soutto no atacante do Coritiba, que estava dentro da área mas sem possibilidade de causar grande perigo a Victor. David cobrou e marcou o único gol da partida.

A patir daí o Galo foi todo pressão para cima do Coxa, mas atacou de forma desordenada e desorganizada. O Coxa ainda teve outra ótima chance com Lincoln que acertou a trave de Victor duas vezes seguidas.

Na segunda etapa o Atlético não voltou com a mesma performance do primeiro tempo e perdeu força no ataque. R49, muito bem marcado pouco ou nada pode fazer. Bernard e Leonardo tiveram ótimas chances, mas foram muito infelizes nos arremates e o resultado permaneceu Coxa 1x0 Galo. Resultado este que mantém o Coritiba na série A em 2013, já que alcançou o número mágico de 45 pontos para evitar o fatídico rebaixamento. Já o Atlético praticamente dá adeus ao sonho de ser bicampeão brasileiro, já que a distância para o Fluminense é de 09 pontos, e, restando 04 jogos para o final do campeonato, basta ao tricolor carioca vencer mais uma partida para ser o campeão brasileiro.

Com a derrota do Internacional para o Náutico o Galo garantiu matematicamente uma das vagas para a Libertadores. Na pior das hipóteses disputará uma pré-Libertadores. Por isso é importante para o Atlético garantir o vice-campeonato, para que entre diretamente na fase de grupos da Libertadores.

O Galo irá domingo que vem ao Rio de Janeiro onde enfrentará o Vasco, em São Januário. Uma vitória será muito importante para nos mantermos na segunda colocação!!

COMENTÁRIO:

Final de temporada um tanto quanto frustrante para a massa atleticana. Para quem fez uma campanha espetacular no primeiro turno, ficou devendo e muito no segundo. Há 100 dias sem vencer um jogo fora de casa, não tem como um time que deseja vencer o campeonato se dar ao luxo de tal proeza. A campanha em casa é a melhor de todas, não perdeu nenhum jogo, mas teve empates um tanto amargos contra Bahia, Ponte Preta e Flamengo. Se tivesse vencido estes jogos estaria a 03 pontos do Fluminense. Claro que o adiamento do jogo do Flamengo no primeiro e a marcação do jogo no segundo turno após todos os outros pode ter atrapalhado um pouco, mas não serve de desculpa para justificar os maus resultados obtidos.

O elenco lutou, batalhou, tentou. Mas, lamentavelmente, tropeçou em suas próprias pernas e não conseguiu o grande objetivo de ser campeão brasileiro novamente. Claro que houveram erros de arbitragem contra o Galo, mas não se pode atribuir exclusivamente ao apito questões de ordem técnica. Infelizmente faltou um pouco mais de qualidade ao elenco em momentos decisivos, em jogos onde, nas poucas chances criadas, teria que ter um centroavante matador, como é o Fred no Fluminense, que tem um excelente aproveitamento. Jô precisa perder 03 ou 04 chances para acertar uma. Os reservas não tem o mesmo nível dos titulares. Pierre é um ótimo volante, mas não existe em em seu vocabulário a palavra antecipação. Só toma a bola fazendo falta e leva cartão amarelo em todas as partidas, ficando sempre de fora no quarto jogo consecutivo. Danilinho não era um grande jogador, mas ajudava no esquema tático de Cuca e fez muita falta. Guilherme perdeu o brilho. Só jogou mesmo contra o América, depois sumiu.

Claro que, por outro lado, temos muitos méritos. A vinda de R49 motivou e trouxe força a um grupo que estava sob forte desconfiança da torcida, de que este seria mais um ano lutando contra o rebaixamento, e, felizmente, não foi assim. Lutamos na parte de cima da tabela o campeonato inteiro. O conjunto do time encantou e, em vários momentos fez a torcida acreditar que sim, que era possível desafiar a todos de igual para igual e vencê-los. Fez o grito de GALO estremecer o estádio e impôs o respeito dos adversários e resgatou a dignidade perdida há vários anos, com times pouco competitivos e descompromissados com a história e a tradição do Atlético.

Mas a vida segue e o campeonato ainda não acabou. Que possamos encerrar este campeonato fazendo a melhor campanha da história do clube na era dos pontos corridos. E que ano que vem sejamos mais fortes, competitivos e vencedores!

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário