Cont

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Galo - No caminho certo para grandes conquistas

Ultimamente li e acompanhei comentários sobre a campanha atleticana e as perspectivas do futuro do time em 2013, de volta a Libertadores após 12 anos sem disputá-la. Fiz um apanhado de coisas e posto um comentário sobre o atual momento e do que virá pela frente.

A campanha atleticana, com seus altos e baixos (mais altos que baixos, felizmente) mostrou um Galo diferente dos dois últimos anos. De coadjuvante o time passou a ser protagonista, lutando de igual para igual com os favoritos de sempre, na prateleira de cima do campeonato. Isso devido a muito trabalho, uma estrutura de primeiro mundo no Ct do Galo em Vespasiano, os pagamentos estão rigorosamente em dia, e fez contratações pontuais neste ano após um 2011 um tanto irregular.

Claro que a vinda de um astro como Ronaldinho Gaúcho também foi muito importante para o elenco e para a torcida, que passou de fato a acreditar que poderíamos chegar ao nosso maior objetivo, que é o de ser bicampeão brasileiro. A campanha é, de fato, fantástica, mas a do Fluminense, tem sido acima do normal. Não vou me ater a fatores de arbitragem neste post, pois isto também pode ter influído na campanha deles, mas há que se admitir que eles tem um elenco muito forte, e se dão ao luxo de terem jogadores como Wagner e Rafael Sóbis no banco de reservas. Jogadores estes que seriam titulares em qualquer time da série A do campeonato brasileiro.

Usei o Fluminense no parágrafo anterior justamente para comparar com o atual elenco atleticano. Lamentavelmente não temos reservas no mesmo nível dos titulares. Para tirar como exemplo, se perdemos o Bernard e o Pierre, não temos reposição à altura. A menos que Guilherme estivesse em grande fase, o que não é o caso. Felipe Soutto e Serginho são esforçados, mas não tem a pegada do Pierre no meio.

Outra situação que pode desagradar a muitas pessoas é que, em vários casos neste campeonato de pontos corridos, tivemos campeões que surgiram graças a um bom trabalho no ano anterior. É difícil ter que falar disso em uma situação onde o time não vence o campeonato brasileiro há 41 anos, mas vamos aos casos:

O Cruzeiro, antes de ganhar tudo em 2003, terminou 2002 trocando de treinador (entrou Luxemburgo, e foi a partir dali que montou o elenco que ganhou o que disputou naquele ano).

O Santos, campeão de 2004, tinha feito uma campanha muito boa no brasileiro de 2003, brigou de igual para igual com o Cruzeiro e se estruturou para levar o caneco no ano seguinte.

O Corinthians, campeão de 2005 fez também fez uma campanha muito regular em 2004, montou um timaço em 2005 e levou o título.

O São Paulo, que venceu em 2006, 2007 e 2008, brigou até onde pode com o Timão em 2005, e, em 2006, não deu chances aos seus concorrentes.

Os campeões mais recentes, excetuando o Fluminense, em 2010, que escapou da degola de forma milagrosa em 2009, sempre fizeram ótimos trabalhos nos anos anteriores, e chegaram lá complementando aquilo que faltou no ano anterior para levarem o título no ano seguinte.

Portanto, na opinião de vários comentaristas o Galo está no caminho certo para ser um forte candidato ao título do campeonato brasileiro de 2013 e vencê-lo. Para isto basta manter a comissão técnica, o ótimo trabalho que vem sendo realizado e fazer as contratações pontuais, certeiras, além daquelas para composição de grupo com qualidade ainda melhor que a deste ano. Aí, quem sabe, no final do ano que vem podemos dar a tão sonhada volta olímpica e ser bicampeão brasileiro?! A vontade é essa! Que isso se torne realidade em 2013.

Saudações,

4 comentários:

  1. Concordo Evandro,times como o Atlético sempre tem que estar beliscando a parte de cima da tabela, uma hora rapa alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Evandro,times como o Atlético sempre tem que estar beliscando a parte de cima da tabela, uma hora rapa alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, com mais alguns bons jogadores iremos mais longe, com certeza!

    ResponderExcluir