Cont

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tecnologia de ponta a serviço do Galo

Graças a tecnologia o Galo voou alto na Libertadores. Como o material é relevante, posto aqui, na íntegra, a reportagem do Sportv sobre o tema.
Saudações,

Tecnologia de ponta ajudou o Galo
a conquistar o título da Libertadores
'SporTV Repórter' mostra detalhes da preparação física do Atlético-MG,
que conta com exercícios personalizados, com chips para cada jogador

Em um cenário esportivo extremamente competitivo, as disputas cada vez mais são decididas nos detalhes. Encontrar o auge do potencial físico de um atleta no momento certo pode fazer a diferença. O "SporTV Repórter" do último domingo revelou a estratégia desenvolvida por Carlinhos Neves, o homem que enfrentou o calendário apertado e preparou fisicamente o Atlético-MG, campeão da Taça Libertadores. O programa mostrou também o aparato tecnológico que encheu os pulmões do Galo na reta final da competição e levou o time até a conquista do título inédito.

O fim da história todo mundo já conhece. Com uma campanha inesquecível, o Atlético-MG conquistou seu primeiro troféu na competição neste ano, em circunstâncias difíceis de repetir. A cada confronto, um batalha daquelas de levar ao limite os nervos do torcedor. Mas a história campeã do Galo no torneio continental começou muito antes da conquista, diz Carlinhos. Segundo o preparador físico, o salto de qualidade se deu há sete anos, com a inauguração da Cidade do Galo, considerada por muitos o melhor centro de treinamentos dos clubes brasileiros.

– O conhecimento está aqui. Está disponível nos equipamentos. Hoje, com a globalização, a internet e os intercâmbios, o mundo cabe na sua mão. Há o interesse de todos os nossos profissionais nesses intercâmbios de aproveitar as possibilidades de sair do país e discutir com os outros grandes centros e profissionais, buscando saber o que se faz de melhor lá e aqui. Há uma troca de conhecimento – disse Carlinhos Neves, preparador físico com passagens pelo São Paulo e seleção brasileira.

No Atlético-MG desde agosto de 2011, Carlinhos chegou ao clube com o técnico Cuca, que assumiu o comando da equipe naquele mês. A partir daí, as peças passaram a ser movidas no tabuleiro do clube de forma estratégica, criando um Galo mais forte e resistente. Fato comprovado durante a campanha vitoriosa na Libertadores, especialmente quando a equipe precisou reverter resultados desfavoráveis. Foi nesse momento que o trabalho desenvolvido por Carlinhos, com auxílio da tecnologia, foi essencial.

- Cada atleta no Atlético-MG tem seu chip, onde são prescritos a atividade e os treinos do dia, com o número de repetições e a carga. Basta o atleta chegar na sala de musculação e plugar o chip no aparelho de musculação. A partir da leitura do chip, já aparece quantas séries ele tem que fazer e o peso. O aparelho já faz o controle da execução do movimento. Não tem como enrolar. Se não fizer aqui, vai aparecer no computador. O Atlético é o único clube no Brasil que usa essa tecnologia.

Todo o processo gera relatórios automáticos que caem na mesa do preparador físico. Carlinhos Neves sabe quem fez, quem não fez e o que fez. Se algo sai errado, interfere. E, dependendo da situação, o caso pode ser levado ao treinador. A estratégia de preparação do Galo para a Libertadores começou no fim do ano passado. Com a manutenção da base do grupo de 2012, a equipe garantiu a continuidade do trabalho físico que já vinha sendo feito. Em janeiro, após as férias, o time fez quatro semanas de pré-temporada e colocou todos os jogadores em forma. O Campeonato Mineiro foi usado para dar ritmo e, mesmo não sendo a prioridade, terminou com o título do Galo.
Carlinhos Neves mostra relatório com atividades de jogadores (Foto: Reprodução/TV Globo Minas )

- É o melhor campeonato estadual nessa questão de programação. Fomos contemplados praticamente com quatro semanas de preparação. É um luxo isso. E as primeiras rodadas, ou o campeonato quase todo, com jogos de domingo a domingo. Isso nos ajudou chegar na Libertadores, com praticamente quatro jogos já realizados no estadual. E fomos desenvolvendo isso. A cada quatro jogos no estadual, a gente jogava um na Libertadores.Na competição continental, o Atlético-MG caiu no Grupo 3, ao lado de Arsenal, São Paulo e The Strongest, e venceu cinco de seis jogos. O único perdido foi contra São Paulo por 2 a 0, numa partida em que a equipe mineira já estava classificada para as oitavas de final, com o primeiro lugar garantido. Na sequência, o Galo voltou a passar pelo Tricolor Paulista e bateu o Tijuana, com o goleiro Victor defendendo um pênalti no último minuto. Nas semifinal e na final, superou o Newell's Old Boys e Olímpia, respectivamente, levando os confrontos sempre para os pênaltis.

Na campanha, um dos grandes destaques do Galo foi Ronaldinho Gaúcho, autor do gol apontado como o mais bonito da competição (na vitória sobre o Arsenal por 5 a 2, no Independência). Segundo o preparador físico, Carlinhos Neves, não houve qualquer tipo de trabalho diferente com o camisa 10, um jogador de idade pouco mais avançada: 33 anos.

- Nós não fizemos nada de diferente com o Ronaldo comparando com os outros jogadores de mais de 30 anos. Aqui, temos o Leonardo Silva, Júnior Cesar, Josué, Richarlyson, Alecsandro e o Ronaldo. Nós respeitamos o histórico desses atletas: muscular, metabólico e a forma como eles jogam. Toda essa preparação funciona para cada dia. No pós-jogo, eles têm os indicadores bioquímicos, que o Roberto, profissional que trabalha comigo, colhe. Discute com eles através de um questionário subjetivo de como eles sentem em relação a percepção de cansaço. E, junto com o Cuca, a gente vai administrando isso. Às vezes, um ou dois dias fazendo um treinamento de recuperação é mais importante do que um treinamento mais pesado. É uma forma de eles também estarem vivos na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário