Cont

domingo, 13 de março de 2011

Galo luta e empata com Ipatinga

Atlético e Ipatinga fizeram um bom jogo neste domingo pelo campeonato mineiro. O primeiro tempo do Galo foi muito ruim, e o Tigre aproveitou o mau momento alvinegro para impor seu ritmo e sair na frente do placar, com Alessandro. No segundo tempo o Galo empatou logo no início com Berola e em seguida o Ipatinga voltou a ficar na frente do placar, porém, com muita luta e empenho o Galo chegou ao empate com Renan Oliveira, que deu números finais ao jogo (2x2). Apesar da pressão alvinegra, não foi possível ao Galo fazer a virada desta vez.




O jogo

Desde o início do jogo o Ipatinga foi para cima do Atlético decidido a fazer valer o mando de campo. Com marcação pressão na saída de bola alvinegra, o Ipatinga conseguia desarmar facilmente os jogadores alvinegros. Com isso as chances foram aparecendo, com Alessandro perdendo pelo menos duas excelentes oportunidades pelo Ipatinga. O ataque do Galo era inexistente, sem criatividade, sem movimentação, sem inspiração. Após a saída de Tardelli, Ricardo Bueno era a esperança de gols, que acabaram não saindo. Este rapaz parece sentir e muito a responsabilidade. Não consegue jogar com tranquilidade. Ansioso e nervoso, lutou, mas nada produziu.

O Ipatinga se aproveitou de tudo isso e da saída prematura de Zé Luis para a entrada de Toró, acometido por uma crise de asma para, sem trocadilho algum, sufocar o Galo em seu campo de defesa. A pressão deu resultado, e, após várias chances desperdiçadas por Alessandro, o mesmo finalmente faz o primeiro gol após rebote de Renan Ribeiro, que não conseguiu segurar o forte chute de Léo Medeiros. Ipatinga 1x0 Atlético. O primeiro tempo continuou sonolento por parte do Galo, que teve muita sorte de ir para o vestiário perdendo o jogo pelo placar mínimo. A defesa jogou nervosa e insegura, o meio de campo sem criatividade e o ataque completamente inoperante.

Dorival Júnior certamente deve ter dado uma bronca nos vestiários para sacudir e acordar o time. Queimou a regra 3 já no retorno para o segundo tempo com mais duas substituições. Wesley no lugar de Leandro que tomou bolas nas costas todo o primeiro tempo e Jobson no lugar do apagadíssimo Ricardo Bueno. Com 02 minutos de jogo Jobson fez mais que Bueno em 45 minutos e ajudou o ataque ao participar da jogada que originou o gol de empate para o Atlético, feito por Neto Berola.

Infelizmente o Galo teve pouco tempo para comemorar, pois o Tigre do Vale do Aço logo fez o segundo. Em jogada pela direita, Rodrigo Antônio cruzou rasteiro, a defesa alvinegra não conseguiu fazer o corte e Thiago Santos, meio que desajeitadamente fez o segundo gol para o Ipatinga. O Galo não se abateu e continuou lutando, enquanto que o Ipatinga adotou a proposta de jogar nos contra-ataques, levando perigo ao gol alvinegro nas poucas vezes que se apresentava no ataque. Em uma destas vezes Léo Medeiros quase fez o terceiro em cobrança de falta perigosa que passou muito perto do gol de Renan Ribeiro.

Jobson, que entrou muito bem no ataque alvinegro lutou e muito pelo resultado. Em jogada individual, ele driblou vários defensores do Ipatinga e rolou para Berola que chutou forte e o goleiro Raniere fez grande defesa, mandando a bola para escanteio. Na sequência, a defesa cochilou, e Réver, que fez uma péssima partida, tocou de calcanhar para Renan Oliveira, que fez o gol com tranquilidade e frieza, após driblar o goleiro e tocar para o gol.

Após o empate atleticano, o jogo ficou completamente aberto, e por pouco o Galo não vira a partida com Wesley, que desferiu um chute potente no travessão após jogada de Renan Oliveira. Foram criadas várias outras chances, todas desperdiçadas. Por outro lado, o Ipatinga era sempre perigoso com Alessandro, que deu uma canseira nos defensores alvinegros. No final do jogo, Réver poderia ser expulso após literalmente arrancar o calção do atacante do Ipatinga que ia em direção ao gol. Por sorte levou apenas o amarelo. Com o preparo físico deficiente, o Ipatinga acabou no final se contentando com o empate e se segurou para não permitir a virada atleticana, que acabou não ocorrendo. No final, Ipatinga 2x2 Atlético. Com este resultado, o Galo cai para o terceiro lugar do campeonato, com 13 pontos, 03 a menos que Cruzeiro e América, ambos com 16 pontos.

FICHA TÉCNICA:


IPATINGA 2 X 2 ATLÉTICO-MG
IPATINGA: Raniere; Luizinho, Eron (Vagner), Max e Marinho Donizete; Leanderson, Leandro Brasília, Rodrigo Antônio e Léo Medeiros (Élder); Thiago Santos (William Júnior) e Alessandro.
Técnico: Guilherme Alves.

ATLÉTICO: Renan Ribeiro; Serginho, Werley, Réver e Leandro (Wesley); Zé Luís (Toró), Richarlyson, Renan Oliveira e Ricardinho; Neto Berola e Ricardo Bueno (Jobson).
Técnico: Dorival Júnior.

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro. Data: 12/3/2011. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira. Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva.

Público: 7.687 pagantes. Renda: R$ 129.195,00. Cartões amarelos: Alessandro, Max, Eron, Rodrigo Antônio, Marinho Donizete, Raniere e Élber (Ipatinga); Neto Berola, Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Réver (Atlético-MG).

Gols: Alessandro (Ipatinga), aos 38 minutos do primeiro tempo; Neto Berola (Atlético-MG), a 1 minuto, Thiago Santos (Ipatinga), aos 3 minutos, e Renan Oliveira (Atlético-MG), aos 30 minutos do segundo tempo.

COMENTÁRIO:

O Galo fez o pior primeiro tempo da temporada 2011 com inúmeros erros de posicionamento, de marcação, na armação de jogadas, deu muitos espaços ao Ipatinga, e teve muita sorte de não ter levado mais que um gol, devido a falha de Renan Ribeiro. Ricardo Bueno definitivamente não é o centroavante que a torcida sonha, merece e deseja após a saída de Diego Tardelli do Atlético. Mais uma vez jogou muito mal, muito apagado, ansioso, nervoso, sem condições de encarar o desafio de ser o atacante titular do Galo. Seria melhor o Galo ter aceitado a proposta do Palmeiras e liberá-lo a troco dos dois jogadores postos à disposição.

A reação era mais que natural e possível, mas as falhas na defesa continuam e é necessário estancar os problemas defensivos que tanto atormentam o Galo. Ainda não passamos um jogo sem sofrer gol, e isto é preocupante, principalmente para os momentos decisivos, que, a cada semana que passa, se aproximam mais e mais.

Toró jogou bem e agradou. Tem tudo para ser titular do time. Entretanto, Réver foi muito mal. Foi facilmente driblado e passou maus bocados com Alessandro. Werley também precisa se explicar, e vai continuar contestado pela torcida. Renan Ribeiro falhou e tem que ser mais humilde, principalmente nos maus momentos. Ainda precisamos de um bom lateral direito. Serginho improvisado não dá. Precisamos de um especialista. É incrível ver Marcos Rocha arrebentando no América enquanto sofremos com Rafael Cruz e demais jogadores com performances abaixo da expectativa.

Dorival tranquilizou a torcida ao afirmar em entrevista que o time vai melhorar, e que o Galo vai encontrar seu caminho sem Tardelli. É o que esperamos e o que merecemos. Quanto às novidades, Kalil prometeu entrevista coletiva na terça-feira. Será que é para anunciar o substituto de Tardelli?? Cenas do próximo capítulo...

Saudações atleticanas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário