Cont

domingo, 18 de dezembro de 2011

Barcelona: Exemplo a ser seguido

Que o blog prega exclusividade ao Atlético, disto não há a menor dúvida. Entretanto, abro parêntesis para incluir algumas observações sobre o maior clube do mundo atualmente, que é o Barcelona. A consagração da conquista do bicampeonato mundial de clubes, de modo sublime e até mesmo fácil sobre o Santos, ao aplicar impiedosos 4x0 na equipe brasileira, faz as pessoas pensarem e questionarem sobre os porquês de tanto sucesso do time espanhol.

Em primeiro lugar, claro, se imagina o poderio econômico do clube. Mas o Barcelona não tem feito grandes investimentos em craques (salvo um ou outro jogador), e sim em algo que há muito precisa ser resgatado no Atlético, que é a categoria de base. Na Espanha o jogador jovem é formado, apoiado, preparado e tem totais condições de entrar no time. Ao contrário de outras equipes, o jogador da categoria de base que entra no time espanhol entra em um time que joga junto e joga da mesma forma há muito tempo, o que facilita a adaptação e o encaixe da revelação no grupo. Outro detalhe relevante é que nenhum jogador ousa ser maior que o clube. Acima de todos eles, o que interessa é o FC Barcelona, e não o atleta X ou Y. Por isto os jogadores também são mais solidários um com o outro em campo.

Mudam dirigentes, treinadores, jogadores e a filosofia de jogo permanece intacta. Segundo informações de sites especializados esta idéia começou a ser implementada nos anos 80 no time catalão. Os frutos vem com fartura em forma de títulos na galeira de troféus do clube.

Que Kalil e a diretoria iniciem o quanto antes um projeto audacioso, a longo prazo, para que, quem sabe um dia, não possamos chegar a vencer um campeonato mundial de clubes com o Atlético!! O que hoje nos parece impossível hoje poderá, um dia, se tornar realidade, mas com muito trabalho, dedicação, sabedoria e paciência para superar problemas e dificuldades pelo caminho.

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário