Cont

domingo, 22 de dezembro de 2013

Galo vence Guangzhou e fica em terceiro no mundial de clubes

Foi uma partida dramática e o Galo mais uma vez teve inúmeras dificuldades para vencer no mundial de clubes. O adversário foi o Guangzhou da China. Após fazer 1x0 aos dois minutos, com Tardelli, o time chinês virou a partida em 13 minutos, com gols de Muriqui e Conca, de pênalti. O Atlético passou por um péssimo momento na partida e o time estava perdido. Lucas Cândido foi muito mal, e, felizmente, se contundiu, e deu lugar a Júnior César, que entrou bem e não comprometeu.

Aos poucos o Galo foi se encontrando na partida, e no final do primeiro tempo conseguiu o empate com Ronaldinho Gaúcho, que bateu falta com maestria e recolocou o Galo na briga pelo terceiro lugar.
Jogadores do Atlético festejam o gol de Ronaldinho Gaúcho contra o Guangzhou Evergrande (Foto: Reuters)

Na segunda etapa o Atlético voltou melhor, mas o jogo foi muito equilibrado, e as duas equipes buscaram o gol. Após os 30 minutos do segundo tempo, o time chinês recuou e só deu Galo. Talvez fosse uma estratégia do treinador italiano Marcello Lippi para tentar encaixar um contra golpe fatal ou para levar o time à disputa de pênaltis, onde teria maiores chances de vencer. A situação para o Galo quase se complicou ainda mais quando R10, após sofrer falta não marcada pelo árbitro, se irritou com a agressividade do chinês para lhe tomar a bola, revidou e acabou sendo expulso pelo péssimo árbitro iraniano.

Mas como reza o ditado que tudo no Galo tem que ser sofrido, aos 45 minutos do segundo tempo, Tardelli deu um excelente passe que deixou Luan cara a cara com o goleiro Lee. Luan, com tranquilidade, fez o terceiro gol, que deu ao time alvinegro o terceiro lugar e um prêmio de $6 milhões de dólares (ou reais).

Agora o foco é 2014. Kalil e a diretoria terão menos tempo para buscar e contratar jogadores que a maioria dos demais concorrentes, que já estão contratando. É hora de renovar e fortalecer este elenco se quisermos voltar para o Marrocos no ano que vem!

COMENTÁRIO:

Lamentavelmente o Atlético jogou o terceiro lugar sem querer jogar. O objetivo e toda a luta que o time teve foi para enfrentar o todo poderoso Bayern de Munique, que não teve maiores dificuldades para vencer o Raja Casablanca por 2x0 e se sagrou campeão mundial com o pé nas costas.

Resta ao Atlético aprender com os erros, ter mais humildade, respeitar seus adversários e impor sua força dentro de campo, e não apenas com teorias e nomes de craques no time.

Com esta derrota atleticana para o Raja foi feito um verdadeiro "dossiê" com as prováveis causas para o fracasso atleticano nesta partida. Dentre os principais posso citar prováveis causas:

* O anúncio de que Cuca não seria mais o técnico do Atlético em 2014. Isso pode sim ter influenciado na partida, já que alguns jogadores provavelmente não se sentiam mais subordinados a ele da mesma forma que antes.

* Os salários atrasados. Notícias de bastidores que chegaram a jornalistas era de que pelo menos um jogador do Galo comentou em off com um jornalista que o dinheiro ainda não tinha caído na conta. Era o salário de novembro e dezembro. Na hora mais importante da vida de um clube, este tipo de questionamento deveria passar longe da cabeça deles. Joguem e vençam primeiro, e cobrem depois.

* Demora da chegada de Alexandre Kalil ao Marrocos: Kalil buscou solução junto ao governo federal sobre o dinheiro de Bernard, que ainda está retido na receita federal, e depois foi ao Paraguai acompanhar o sorteio dos grupos da Libertadores 2014. Com a presença dele antes, certamente estas questões de bastidores seriam melhor geridas pelo Galo.

* Exposição de problema financeiro no clube: O apelo de Kalil para a presidente Dilma em busca de uma solução para a liberação do dinheiro da venda de Bernard gerou um mal estar dentro do clube, que, aparentemente, vivia uma situação até então boa financeiramente.

* Treinamentos no Marrocos: Dizem que, com o frio que fazia no Marrocos nos horários em que o time treinava, era muito difícil fazer algum trabalho tático. Foram apenas trabalhos leves, e o time perdeu espírito de competição por causa disto.

* Racha no elenco: Com várias situações turbulentas no clube, o time em campo não rendeu, e, por ter alguma discordância em relação a alguma decisão de Cuca, alguns jogadores parecem não ter rendido o esperado contra o Raja, como Tardelli, Fernandinho e Jô. Faltou também, por parte dos mais experientes, apoio a Lucas Cândido, que entrou afoito e perdido nos dois jogos. Foi um desastre.

Agora é olhar para frente. Kalil e sua diretoria terão pouco tempo para contratar bons jogadores, dispensar aqueles que não servirão para Paulo Autuori e se preparar bem para a temporada que será muito dura para o Galo, que terá que mostrar muito mais se quiser voltar ao Marrocos para tentar ser campeão mundial desta vez!!!

Acredita, trabalhe duro e lute Galooo!!!

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário