Cont

domingo, 8 de maio de 2011

Atlético x Cruzeiro. Começa a decisão do campeonato mineiro 2011




Em um ano de grandes expectativas em torno dos dois clubes que foram prematuramente eliminados das principais competições do primeiro semestre (Copa do Brasil para o Galo e a Libertadores para o Cruzeiro) Atlético e Cruzeiro começam a decidir o campeonato mineiro, por muitos desvalorizado e desconsiderado, porém muito utilizado como avaliação de treinadores, levando dirigentes a demitir alguns deles após uma fatídica perda para o maior rival, ou em supervalorizar o trabalho de um comandante após a conquista de um título estadual. Independentemente disto, o que interessa para os dois é a conquista do caneco, e a torcida atleticana espera que o time possa conquistar o bicampeonato, mesmo sem os reforços contratados, mas com muita vontade da garotada o Galo vem com fôlego renovado após dispensar Ricardinho e Zé Luis. A expectativa é que seja um jogo emocionante, com possíveis alternâncias de placar. Que no final possamos ser mais felizes!

História

Passando por alguns números vemos que o Atlético tem vantagem nos confrontos contra o Cruzeiro. Em 433 jogos o Atlético venceu 170, enquanto que o Cruzeiro venceu 148, com 115 empates. O Atlético marcou 615, e o Cruzeiro 558. A maior goleada dos confrontos foi um 9x2 a favor do Galo em 27 de novembro de 1927.

O primeiro jogo entre os dois clubes foi em 17 de abril de 1921, com vitória do Cruzeiro por 3x0. Começava ali uma rivalidade histórica que este ano completa 90 anos. Em campeonatos brasileiros há equilíbrio, mas em 'decisões' o Galo é soberano. Em mata-matas se enfrentaram apenas duas vezes, e em ambas o Galo seguiu em frente. A primeira delas foi nas quartas de final em 1986. Com melhor campanha, o Galo passou após empatar os dois jogos por 0x0 e 1x1.

O outro confronto foi no campeonato brasileiro de 1999. O Cruzeiro tinha a vantagem numa disputa que poderia ter até três confrontos. Mas em dois o Galo eliminou o maior rival. Com grande atuação de Guilherme que fez dois gols nas duas partidas o Galo venceu por 4x2 em 14/11/99 e foi para as semifinais uma semana depois ao fazer 3x2 no Cruzeiro em uma sensacional virada.

COMENTÁRIO:

O jogo de hoje será duríssimo, onde o Cruzeiro ferido tentará de todas as formas dar uma resposta a sua torcida, que exige o campeonato como 'prêmio de consolação' pela eliminação da Libertadores para o Once Caldas.

Já o Galo, que não tem nada a ver com isso, está mais que concentrado e preparado para partir com tudo e conquistar o campeonato. Terá que reverter a vantagem e conta com Magno Alves e Mancini para balançar as redes azuis para reverter a vantagem para o próximo confronto com a torcida celeste em peso na arena. Um bom placar a favor do Galo pode inibir o público celeste de comparecer a campo no próximo domingo.

É um jogo onde podem surgir grandes ídolos que se impõem em campo ou grandes vilões se falharem diante do maior rival. Todo cuidado é pouco. Pra cima deles Galooooooooo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário