Cont

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Copa do Brasil. Que seja o início de um glorioso fim para o Galo.

Desde a primeira edição da Copa do Brasil em 1989, a torcida do Atlético nunca esteve tão otimista como agora. As razões são várias. Temos o melhor ct do Brasil, o elenco forte que montamos e a comissão técnica de primeiríssima qualidade. Ainda assim há muitas pessoas que naturalmente desconfiam com o sucesso do Galo na competição. Tudo isto se deve ao desempenho nada positivo nas edições anteriores da Copa do Brasil, onde o máximo que conseguimos foi chegar a uma semifinal em 2002 contra a sensação chamada Brasiliense, que só foi parada no apito na final contra o Corinthians. Sonhamos com conquistas que se tornaram tristes pesadelos graças a derrotas humilhantes, por vezes para times inexpressivos do nosso futebol.

Será que 2011 é a vez de sorrirmos no final? Ainda é cedo para dizer, mas podemos chegar lá. Em 1999 pude presenciar que, por não termos uma peça de reposição a altura do atacante Marques, que se lesionou na primeira partida contra o Corinthians na final do campeonato brasileiro daquele ano, perdemos o provável título, por escalarmos o "grandioso" atacante Curê em seu lugar, que não fez NADA. Desta vez temos opções e maiores possibilidades para irmos longe desta vez!

Apesar de jornalistas apegados ao passado citarem a questão da tradição de time copeiro, de time vencedor em mata mata, e do fato do Atlético não pertencer a este hall de equipes competitivas, sempre chega o momento no qual tudo pode mudar e o Galo entrar para este seleto grupo. O passado futebolístico é importante para ensinarmos valores e a importância do time para nossos filhos e netos, mas na prática não tem valor nenhum se a equipe não for competitiva o suficiente para vencer. Foi-se o tempo que camisa ganhava jogo. Time pequeno normalmente não treme mais diante de um grande hoje em dia.

A estréia é amanhã contra o Iape, do Maranhão. Engana-se quem pense que são favas contadas. Na teoria, sim, mas na prática tudo é possível. No mais, o caminho do Atlético não será nada fácil na Copa do Brasil. Podemos enfrentar times como o Ceará, o Flamengo e o Palmeiras até a final. E na final podemos encontrar Botafogo, São Paulo, Vasco, dentre outros. O importante é contar com três fatores decisivos para vencer: Jogar com transpiração e alma, ter sorte e muita competência para defender como time pequeno se preciso for, e atacar como o time gigante que é!

Acredita Galo!

Saudações atleticanas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário