Cont

domingo, 16 de abril de 2017

Futebol competitivo x futebol espetáculo

A poucos minutos de iniciar uma das semifinais do campeonato mineiro, o Atlético entrará em campo com o apoio da sua fanática torcida, que nunca abandonou o time, mas que ultimamente anda desconfiada com as atuações nada confiáveis da equipe, mesmo fazendo boa campanha no campeonato mineiro e na Libertadores.

Abordando este tópico vamos relembrar alguns times e momentos espetaculares para contrastar com o momento atual do Galo.

O futebol de competição é visto com bons olhos por muitos, apesar de nem sempre agradar, mas costuma ir bem nas competições. Exemplo: Seleção brasileira de 1994. Não jogou bem todas as partidas, salvo contra a Holanda, que foi um jogaço, o 3x2, com gol de falta do Branco, e venceu.

Já o futebol espetáculo, daqueles times que dão show no gramado tivemos vários exemplos. O time que mais me lembro que deu show mas falhou na hora H foi o timaço do Galo em 1987 na Copa União. O time percorreu a fase de classificação inteira invicto, se fosse por pontos corridos seria campeão com o pé nas costas, até vir a semifinal contra o Flamengo... e aí duas derrotas seguidas. 1x0 no Maracanã e 3x2 para os rubro-negros no Mineirão lotado.
Galo não foi feliz em 87. Imagem:google.com

E tivemos um mistura de futebol bonito com futebol altamente competitivo com o mesmo Atlético em duas ocasiões, na Libertadores 2013 e na Copa do Brasil em 2014, onde superamos vários traumas e conseguimos duas conquistas inéditas de maneira quase que inacreditável para alguns.

Galo deu show contra o SP nas oitavas em 2013. Imagem google.com

Luan faz o quarto gol contra o Flamengo pela semifinal em 2014. Imagem: google.com

E agora, que chegamos na hora H, o que é melhor? Jogar pra vencer ou fazer espetáculo sem garantia de um bom resultado? A resposta ao meu modo de ver é fazer uma mescla de ambos. Em determinados momentos, jogar firme, duro, sobretudo nos piores momentos, e buscar o jogo bonito, o entrosamento, a jogada ensaiada, o chute no ângulo, o drible quando for possível!! Bora Galo, faz essa massa feliz!!!

E você, concorda com o assunto proposto? Participe, deixe sua opinião nos comentários! 

Saudações,

3 comentários:

  1. Em 1987 o Tele Santana, quis matar a semi final no jogo de ida, ele queria mais espetáculo do que resultado, depois ele ficou mais maduro e conseguiu ganhar tudo como o SPFC a partir de 1991.

    ResponderExcluir
  2. Pena que o amadurecimento do Telê não foi no Galo. Senão seríamos o grande time dos anos 90.

    ResponderExcluir
  3. Pena que o amadurecimento do Telê não foi no Galo. Senão seríamos o grande time dos anos 90.

    ResponderExcluir