Cont

domingo, 23 de maio de 2010

Olê Marques, olê Marques...





Marques não renova e encerra a carreira. 'É só gratidão', diz ao torcedor

Daniela Mineiro - Portal Uai

Rodrigo Fonseca - Portal Uai

Dia 19 de maio de 2010. Chega ao fim a carreira profissional de Marques Batista de Abreu, ídolo da torcida do Atlético. Após uma conversa com Vanderlei Luxemburgo, o xodó da massa, aos 37 anos, foi informado que seu contrato com o clube não seria renovado. O treinador disse que conta, no restante da temporada, com outras opções para o ataque da equipe. Marques não vai nem mesmo cumprir o restante de seu contrato, que se encerra no final de junho, segundo o Boletim Informativo da CBF.


Marques estava em sua terceira passagem pelo Galo. Chegou ao clube em 1997. Nos anos seguintes, tornou-se um dos mais importantes jogadores do time. No final de 2002, deixou o Atlético e foi para o Vasco. Três anos depois, estava de volta, mas, com o rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro, transferiu-se no ano seguinte para o futebol japonês. O retorno final foi em 2008, ano do centenário alvinegro. Foram 386 jogos com a camisa atleticana.

É o recordista de partidas pelo clube em Campeonatos Brasileiros, com 192 participações. É o nono maior artilheiro da história do Galo, com 133 gols, o último marcado na final do Campeonato Mineiro deste ano, conquistado em cima do Ipatinga. Na lista dos maiores artilheiros do Atlético, ele estava a dois de Ubaldo, o oitavo colocado. O líder é Reinaldo, com 255 gols.


Em entrevista exclusiva ao Superesportes, o xodó da massa não escondeu a decepção com a antecipação de sua aposentadoria. Leia alguns trechos:

Conversa com Luxemburgo

“Tive hoje (conversa com Luxa). Foi tranquila. Ele me colocou que está querendo trazer outros jogadores. E que não ia renovar comigo para o segundo semestre. Pra mim foi uma surpresa, como eu te falei. Porque já tinha colocado para todo mundo que eu queria continuar, mas é a opinião dele, ele é o treinador”

Decepção

“Eu fiquei decepcionado, porque eu dava como certa a renovação, como sempre foi a minha vida aqui no Atlético, nunca teve problema. Mas o Vanderlei vetou, e agora é seguir minha vida, tenho outros projetos”

Opção do treinador

“Ele tem o direito dele, como treinador, de fazer essa opção. Futebol é um meio que, às vezes, o negócio fala mais alto que a paixão. Do atleta com o clube, do torcedor também. Olhando pelo lado profissional, ele como treinador, tem direito. O lado sentimental da coisa que é meio difícil de você entender. Porque o torcedor já esperava essa renovação, mas ela não aconteceu”

Política

“Mantenho minha candidatura (a deputado estadual). Isso (a candidatura) não pode pesar de jeito nenhum (na não renovação), porque eu sempre me dediquei ao Atlético. Minha dedicação sempre foi completa e ia ser assim até o final do ano. É a opção dele de estar querendo fazer uma outra coisa, não vejo outros motivos, não”

E a carreira profissional?

"Estou aposentado"

Jogo de despedida e mensagem ao torcedor

“Isso é tudo novo, aconteceu hoje. A gente vê com tranquilidade depois, o caminho (para um jogo de despedida). O torcedor é e sempre foi o meu grande aliado. Foi por ele que, por tantas vezes, eu abri mão de dinheiro aqui no Atlético. Eu joguei machucado. Então, é só gratidão”


MARQUES Batista de Abreu
Naturalidade: Guarulhos (SP)
Nascimento: : 12/03/1973
Altura: 1,74
Peso: 66 kg
Terceira passagem pelo Galo: 386 jogos / 133 gols
Nono maior artilheiro da história do clube
Autor do gol mil do Atlético em Campeonatos Brasileiros
Recordista de jogos pelo time em Campeonatos Brasileiros: 192
Clubes:
Corinthians-SP - 1993 a 1995
Flamengo-RJ - 1996
Sao Paulo-SP - 1997
Atlético - 1997 a 2002
Vasco-RJ - 2003
Nagoya Grampus (JAP) - 2004/05
Atlético - 2005/06
Yokohama Marinos (JAP) - 2006/07
Atlético - 2008/2010
Títulos no Atlético
1997 - Copa Centenário de Belo Horizonte
1997 - Copa Conmebol
1999 - Campeonato Mineiro
2000 - Campeonato Mineiro
2010 - Campeonato Mineiro
Outros títulos
Campeonato Paulista (1995 e 1997)
Copa do Brasil (1995)
Campeonato Carioca (1996)
Pré-Olímpico, pela Seleçao Brasileira (1996)
Seleçao Brasileira: 11 convocaçoes / quatro gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário