Cont

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nike x Penalty: Mais detalhes da briga pelo Galo

A valorização da marca Atlético é evidente: Com Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e um time forte para 2013, além da saída da Topper, faz a disputa entre Nike e Penalty cada vez mais forte em patrocinar a camisa atleticana.

Penalty quer ser, além de patrocinadora do uniforme, uma parceira do clube

Através de informações de órgãos de imprensa, a Penalty parece estar à frente na preferência da diretoria atleticana, graças ao projeto audacioso de não apenas fornecer o material para o time profissional, assim como para todas as categorias de base e de promover uma parceria com o clube, com lançamentos de camisas e eventos para promoção das duas marcas. Edmundo Mattos, diretor de marketing da empresa explica melhor os fatos:

"Além da parte financeira, existem outras questões. A parceria, o atendimento, os apoios. Nos clubes que trabalhamos, temos uma grande história. No Vitória, elevamos a marca para outro patamar. Com a campanha de doação de sangue, junto ao Governo do Estado. A BBC veio fazer matéria sobre isso, marcando uma presença global”, explica.

A Penalty, que já patrocinou o uniforme atleticano em várias épocas (1986-1990, 1992-1993, e 1997-2001), deseja contrato de 03 anos, com valores de R$9 milhões, mais lucros com venda de camisas e um valor dedicado ao recebimento de material. Com isso, o valor total ultrapassaria a marca dos R$10 milhões anuais.

“Quando a gente fez a proposta para o Atlético, além da parte financeira, tem mais. A gente quer trabalhar com a marca do clube. Os clubes estão buscando isso. Não querem só o valor do patrocínio para ser fornecedor de material”, afirma Mattos.

Nike tem o desafio de garantir boa distribuição do material

A Nike tem, a princípio, a sua marca mundialmente conhecida e prestigiada por pessoas de todas as partes do mundo. Fechar com o Galo agradaria e muito a torcida atleticana por este prestígio e divulgação que a marca poderá dar ao Atlético. 

Entretanto, problemas de distribuição de material aos clubes brasileiros geraram descontentamento e encerramento de contrato. Foi graças a este problema que o Flamengo encerrou o patrocínio com a empresa norte-americana e quase perdeu o Corinthians. Felizmente, a situação melhorou, e muito.

O mercado brasileiro está dividido. Corinthians e Internacional tem contrato direto com a Nike, que produz diretamente os uniformes destas equipes, enquanto que Bahia, Coritiba e Santos tem contratos com a Netshoes, que trabalha em parceria com a Nike. A Netshoes, nesse caso, faz o acabamento e a distribuição para os três últimos clubes.

Informações de bastidores dão conta de que a Nike está negociando diretamente com o Atlético, não tendo nenhum intermédio da Netshoes neste caso. Ou seja, caso a Nike feche contrato, ele deverá ser nos moldes de Corinthians e Internacional. 

O fator Ronaldinho Gaúcho pode ser a carta na manga a favor da Nike, que patrocina o atleta. A venda de camisas da Nike, com seu nome e número pode dar ao jogador um percentual do valor de venda, e este pode ser, sem a menor dúvida, um fator de aproximação entre a marca e o clube.  

Vamos aguardar o que virá pela frente. 

COMENTÁRIO:

Se me perguntassem minha preferência, diria, sem a menor dúvida, que prefiro a Nike, por duas razões: Primeiro por ser uma marca mundialmente conhecida, e segundo, pelo fato dela nunca ter patrocinado o uniforme do Atlético, o que será uma novidade interessante para a torcida. 

Entretanto, se a Penalty for mais vantajosa e trouxer mais benefícios que a Nike, isso quer dizer, em outras palavras, que a Nike ainda não valoriza o clube como deveria. Afinal de contas, o Atlético é um dos clube tradicional e um dos que mais vende camisas no Brasil. Com um time forte em 2013, quem vier patrocinar o nosso clube só tem a ganhar. Portanto, que a melhor oferta vença!

Saudações,

Mais especulações e contratos que se encerram no final do ano

Além da possibilidade do retorno de Diego Tardelli, surgem novas especulações sobre jogadores que podem vir para o clube, como o atacante Nenê, do PSG, que atualmente está na reserva e insatisfeito, após a chegada de Ibrahimovic. Informações de um jornal italiano dão conta de que o Galo iniciou negociações com o clube francês.

Outro jogador que tem chances de retornar é o atacante Obina. Após ele e vários jogadores do Palmeiras serem dispensados, o ex-atleta alviverde tem muitos admiradores que gostariam de seu regresso ao Galo.

Outros jogadores que tem interesse do Galo são o volante Renato, do Botafogo, e o meia Juninho Pernambucano, do Vasco da Gama.

Outra especulação vinda da Itália da conta do interesse do Atlético em dois jogadores do Milan, que são Alexandre Pato e Robinho. Se pelo menos um deles vier, é bem provável que seja por empréstimo.

Com relação aos contratos que vencem em dezembro e que podem ou não ser renovados são dos seguintes jogadores:
 Escudero, Serginho, Richarlyson, Triguinho, Michel (lateral direito que sequer jogou), Neto Berola e Juninho. Pelo menos 03 ou 04 jogadores dos 07 citados não ficarão no clube. Na próxima semana surgirão as notícias referentes a estes atletas.

COMENTÁRIO:

A lista tem bons nomes, mas não virão todos. Kalil está atento ao mercado e irá buscar o melhor possível para atender as necessidades e ao pedido de Cuca. Que o elenco de 2013 seja ainda mais forte que o atual elenco, para chegarmos ainda mais longe que neste ano!

Saudações,

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto ambicioso pesou para renovação de R49

O empresário e irmão de Ronaldinho Gaúcho, Assis, afirmou que, acima de qualquer questão financeira, um dos fatores mais relevantes para a renovação de contrato foi, além da excelente estrutura oferecida na Cidade do Galo, em Vespasiano, foi o projeto ambicioso apresentado a ele pelo presidente Alexandre Kalil:

- "O Ronaldo hoje busca a tranquilidade, um projeto. E ele encontrou isso aqui no Atlético-MG. Um projeto ambicioso, de fazer um clube vencedor. Acho que esse é o desafio".

E fez questão de negar, categoricamente, que a escolha de R49 tenha sido por questões financeiras:

- "Tudo o que for falado em termos financeiros gera um expectativa negativa. O Ronaldo está satisfeito aqui, o fator financeiro foi o que menos pesou".

Assis espera que este novo ciclo, que se iniciará em 2013 seja de grandes conquistas e de mais sucesso:

- "O objetivo é de conquistas. De conquistar títulos importantes. O primeiro objetivo foi cumprido, que foi de chegar brigando pelo titulo e a conquista da vaga à Libertadores".

COMENTÁRIO:

Assis conseguiu, com estas declarações, criar uma outra imagem de si próprio em relação aos outros e ao próprio Ronaldinho Gaúcho. A renovação de Ronaldinho partiu mais por projetos, por possibilidade de concretizar objetivos, e não por causa de dinheiro. Se fosse para fazer dinheiro, dificilmente Ronaldinho permaneceria no Galo, pois tinha propostas com valores muito maiores que os oferecidos pelo Atlético.

Porém, caso saísse poderia perder, e muito o prestígio conquistado com a torcida atleticana e, dependendo de onde fosse, seu ciclo poderia se encerrar definitivamente até na seleção brasileira, caso fosse para um país distante, como a China, ao qual foi comentado que um clube de lá ofereceu uma verdadeira fortuna para contar com os serviços de Ronaldinho, que, para nossa alegria, permanece para a temporada 2013.

Galo sempre!
Saudações,

R49 renova contrato por mais um ano no Galo

A notícia mais esperada pelo torcedor atleticano nos últimos dias era sobre a permanência ou não de Ronaldinho Gaúcho no Galo. Após semanas de negociações entre Kalil e Assis, o irmão e empresário do jogador, finalmente o acerto foi concretizado. Para por fim a ansiedade e a angústia da torcida e da imprensa, além de eliminar toda e qualquer especulação envolvendo o nome de R49, o presidente atleticano tratou logo de confirmar, em seu twitter oficial, o que a massa mais queria saber. E ele afirmou, de maneira curta e objetiva:

- "Vocês queriam. Ele ficou"!

Ronaldinho Gaúcho, em entrevista descontraída na Cidade do Galo falou sobre o assunto:

- "Desde que cheguei a Belo Horizonte, tive um tratamento maravilhoso. Desde o primeiro contato com o presidente, com os companheiros. Depois, o que mais pesou foi o contato com a torcida, que me deixou feliz e tranquilo para continuar aqui. Está tudo muito bem. É um momento muito bom. Tenho um relacionamento muito bom com a comissão técnica, com os companheiros. Com a torcida, nem se fala. Vou ficar mais um ano para dar alegrias ao torcedor".
Ronaldinho Gaúcho mostra descontração na coletiva (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético)

E se justificou sobre o porquê de anunciar a renovação agora, ao invés da confirmação na segunda-feira, 03/12:

- "Pedi para anunciarem antes do clássico, para que a torcida ficasse motivada e pudesse ir ao estádio em bom número para nos apoiar".

Com a renovação de contrato, Ronaldinho Gaúcho quer entrar para a galeria de grandes ídolos da torcida atleticana, além de fazer história no Galo. Aí está sua versão sobre o assunto:

- "Em todos os clubes por que passei, graças a Deus, fui ídolo. Mas aqui foi especial porque a torcida e os companheiros me abraçaram, a presidência não deixou faltar nada. Pretendo entrar para a história do clube".

Aí vai a ficha do atleta:

Nome completo: Ronaldo de Assis Moreira
Data de nascimento: 21 de março de 1980 (32 anos)
Local de nascimento: Porto Alegre-RS
Altura: 1,82m
Peso: 80 kg
Clubes: Grêmio-RS (1998/2001), Paris Saint-Germain-FRA (2001/2003), Barcelona-ESP (2003/2008), Milan-ITA (2008/2010), Flamengo-RJ (2011/2012) e Atlético-MG (desde 2012)
Títulos: Campeonato Gaúcho (1999), Copa Sul (1999), Uefa Intertoto Cup (2001), Supercopa da Espanha (2005/2006), Campeonato Espanhol (2004/05 e 2005/06), Campeonato Carioca (2011)
Títulos pela Seleção Brasileira: Copa América (1999), Copa do Mundo (2002) e Copa das Confederações (2005)

COMENTÁRIO:

Após a renovação de Cuca, finalmente chegou a tão esperada renovação de Ronaldinho Gaúcho. A vinda dele trouxe alegrias, força, esperança e deu confiança e vida a um time desacreditado, que lutou dois anos seguidos contra o rebaixamento. Ele foi um dos responsáveis pelo ressurgimento e pelo orgulho do atleticano em vestir a camisa, bater no peito e gritar bem alto: GAAALLLOOOOOOOOOOOOOO!!!

Agora Kalil terá que reforçar e bem o time para a Libertadores da América, além das outras competições que teremos pela frente, que serão o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, onde esperamos estar no topo, se possível, em tudo aquilo que disputarmos.

Um dos maiores desejos dele e da diretoria é repatriar Diego Tardelli. É difícil, mas não é impossível. Que ele consiga fazer do Galo um time ainda mais competitivo e vencedor que em 2012!

Força Galo!!!
Saudações,
 



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Time sub-20 vence o Bahia em casa

O time sub-20 do Atlético venceu o Bahia, com o Independência lotado (foram 12.179 pessoas para uma noite chuvosa de terça-feira) pelo placar de 2x0, e pode até perder por 1x0 no jogo de volta no estádio Pituaçu, em Salvador, que voltará com a vaga para a grande final da Copa do Brasil sub-20. Torneio este que dará uma vaga a Copa Libertadores para os finalistas ano que vem.

A Massa mais uma vez demonstrou o quão apaixonada é pelo time, e esgotou a capacidade máxima disponível para o duelo contra os baianos.
Foto: Bruno Cantini

Com gols de Paulinho e Jesiel o Galo vislumbra não apenas a principal competição das Américas, assim como o título! Pra cima deles Galinho!!!

Saudações,

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Galo vence Botafogo na base da raça e decide vaga com o Grêmio na última rodada

Quase que o roteiro dos últimos jogos do atlético se repetiu fora de casa. Por muito pouco não saiu do Engenhão com mais uma derrota ou um empate. Mas, no final, viramos e vencemos pelo placar de 3x2. A seguir, os detalhes do duelo de alvinegros.

O jogo começou morno, com as duas equipes pouco ameaçando as metas adversárias. Até que, em um tímido ataque pela esquerda, Jô sofreu falta, que foi muitíssimo bem cobrada por Bernard, que parece ter aprendido com R49 como se faz. Restou a Jefferson apenas observar a bola entrar em seu ângulo direito. Galo 1x0 Bota aos 13 minutos de jogo.

A partir daí o Galo teve algumas chances boas e uma ótima com Jô, que, como de costume, errou mais uma vez. O Botafogo não conseguia chegar com perigo ao gol atleticano. Porém, a insistência deu resultado. Após conseguir dois escanteios a seu favor, o Botafogo fez dois gols relâmpagos e virou o jogo ainda no primeiro tempo.
Bernard recebe os cumprimentos de Jô e Guilherme após gol de falta (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
O Galo ficou meio perdido e demorou para se readequar ao jogo. Até que, em um lance infeliz da arbitragem, marcou dois impedimentos inexistentes que causaram a revolta dos jogadores atleticanos no intervalo.

Cuca teve sangue frio, calma e mexeu com os brios do time no intervalo. O Galo voltou para a segunda etapa disposto a vencer, e partiu para cima do Botafogo. O time carioca ficou fechado, esperando uma chance de contra atacar. E ela surgiu, na metade do segundo tempo. Após um passe horroroso de Escudero, o Botafogo recuperou a bola rapidamente, e, Seedorf, já frente a frente com Victor teve que ser parado na falta cometida por Júnior César, que acabou expulso.

O Botafogo perdeu várias chances, e nada mais restava ao Galo que não fosse atacar. Cuca, indignado com o lance da expulsão sacou o argentino imediatamente e chamou Richarlyson pro jogo. A mexida deu certo, pois, minutos depois, o Galo, com 10, empatou, com Ricky, após escorar um toque de cabeça de Bernard aos 36 minutos do segundo tempo.

O Botafogo se descontrolou e acabou tendo um jogador expulso também, e a partida ficou nivelada com o mesmo número de jogadores. O Galo perdeu outras chances com Jô e Bernard, mas, aos 43 minutos do segundo tempo, com doses de dramaticidade tão intensas como as do primeiro turno, onde o Galo virou contra este mesmo Botafogo em BH no finalzinho, conseguiu a virada com Réver, que recebeu passe de Serginho e deu números finais à partida. Melhor para o Atlético, que continua vivo na disputa pela vaga direta na Libertadores contra o Grêmio, que também venceu o Figueirense em Santa Catarina pelo placar de 4x2.

Domingo que vem os dois decidem contra seus arqui-rivais quem será o vice-líder da competição, que, além de dar a vaga direta para a Libertadores, vale também uma premiação valiosa. Serão R$6 milhões de reais para o segundo lugar, enquanto que o terceiro irá levar R$4 milhões.
Acredita Galo!


COMENTÁRIO:

Mesmo sem R49, o Galo sabia da árdua missão que teria pela frente e não titubeou. Houve quem pensasse o pior, já que o time não vencia há tanto tempo, e, sem ele em campo, a missão seria muito mais difícil. De fato foi, mas foi de extrema importância este triunfo. Mostra que o grupo é forte, determinado e quer fazer história neste campeonato, mesmo não sendo o campeão.

Lamentavelmente precisamos de um finalizador efetivo no ataque. Jô tem técnica, protege a bola, mas é péssimo nas finalizações. E, na hora de decidir, em um jogo de poucas chances pode ser fatal para o Galo desperdiçar chances de ouro que ele perde.

Escudero foi uma negação mais uma vez. É um atleta sem alma, que não engrenou nem encaixou no perfil de jogador do Atlético. Guilherme também precisa mudar sua atitude. A torcida não tolera jogador passivo e indiferente ao jogo como ele tem feito ultimamente.

A semana promete definições importantes sobre a renovação de R49, a contratação de algum reforço e a confirmação da Nike como a fornecedora de material esportivo do Galo para os anos de 2013 e 2014. Vamos aguardar!

Agora é preparar e treinar o time para o super clássico, que, para o Cruzeiro não vale nada além da rivalidade, de querer impedir que o time seja o vice-líder, e de desejar sair de campo sem perder para o Galo neste campeonato. Para o Inter, com relação ao Grêmio, vai ser a mesma coisa. Portanto, resta ao Atlético encarar o jogo como uma legítima decisão, partir com tudo e vencer o Cruzeiro.

Força Galooo!
Saudações,

domingo, 25 de novembro de 2012

Acordo entre Nike e Galo se aproxima de desfecho positivo graças a R49

Com a provável renovação de contrato de Ronaldinho Gaúcho, que deve ser anunciada em breve, o Atlético e a Nike estão cada vez mais próximos em direção a um acerto. Com a saída da Topper já confirmada para o final deste ano, a Nike ajudaria com os vencimentos de R49, o que torna o negócio ainda mais viável. De acordo com o diretor geral da Nike no Brasil, Cristian Corsi, ele confirma que a empresa negocia com o Galo e deu detalhes do processo:

“Tem conversas, mas ainda não podemos passar nenhum tipo de informação, faz parte do acordo de negociação, mas o Atlético é uma empresa que a Nike gostaria de formar parceria”.

O valor certamente irá superar a casa dos R$10 milhões anuais. Uma reunião nos próximos dias poderá selar o negócio.

Outra empresa interessada no Atlético é a Penalty, que quer se reaproximar do mercado mineiro. Ela fechou acordo com o São Paulo, tem proposta parecida com a da Nike e é o plano B da diretoria alvinegra.

O Atlético também busca renovar o patrocínio master com a BMG. O Galo almeja um reajuste nos valores e a renovação de contrato por mais dois anos. 

Vamos aguardar os acontecimentos.
Saudações,

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Atlético terá roupa nova em 2013

Após três anos com a Topper, a diretoria atleticana não conseguiu aumentar os valores, que giravam em torno de R$8 milhões anuais para estampar a logo no uniforme alvinegro. Com propostas muito mais atraentes financeiramente, Nike e Penalty disputam a preferência da diretoria alvinegra.
Uniforme atual é fornecido pela Topper, que não irá ficar (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

A diferença entre as duas propostas é com relação ao fornecimento do material para todas as categorias do clube. Enquanto a Penalty se dispõe a fornecer o material para todas as categorias (da base até o profissional) , a Nike se dispõe apenas a patrocinar apenas o futebol profissional. Entretanto, a Nike fará uma contra-proposta a Alexandre Kalil. O dirigente alvinegro disse não ter preferência por nenhuma marca, e deixa bem claro que irá fechar com quem pagar melhor.

A renovação de R49 com o Atlético e a participação do time na Libertadores deve influenciar, e muito, o desejo da Nike em patrocinar o uniforme atleticano para os próximos dois anos.

Por outro lado, a Penalty promete voltar com força total ao mercado brasileiro.
E então, qual fornecedora a torcida atleticana prefere?

COMENTÁRIO:

A Topper começou regular e melhorou aos poucos. Quando acertou a mão no uniforme, ao fazer, em 2012, o mais bonito da sua gestão com o Galo, não vai renovar o contrato. Valeu enquanto durou.

Olhando para quem pode vir, tem pela frente uma marca conhecida da massa, que é a Penalty, e outra, que é consagrada mundialmente, que é a Nike.

Com relação à Penalty, é uma marca tradicional no esporte brasileiro. Ela me faz recordar de times fantásticos que o Galo montou com este patrocinador, como o timaço de 1987, que lamentavelmente perdeu para o Flamengo, e o time de 1999, que, por muito pouco, não conquistou o bicampeonato brasileiro daquele ano, após uma decisão emocionante com o Corinthians. Seus produtos são de boa qualidade e podem sim agradar ao torcedor alvinegro.

Já a Nike, é uma marca conhecida mundialmente e que certamente poderá alavancar o nome do Atlético no cenário mundial do futebol, e, ao meu modo de ver as coisas, irá bater recordes de vendas de camisas caso feche com o Galo. Acho que o papo do Kalil em afirmar que irá fechar com quem pagar melhor é relevante, pois quer sempre valorizar a marca Atlético da melhor forma. Claro que é importante esta receita, mas, acima de tudo, mesmo que receba um pouco menos de uma grande empresa como a Nike, essa diferença de valores pode ser recuperada com a venda de camisas e produtos vinculados da empresa americana com o Galo. Uma outra notícia que surge é que a Nike deseja patrocinar um clube de cada cidade-sede da Copa das Confederações em 2013. Além do Santos, a exceção no estado de São Paulo, ela estampa a marca nas camisas do Corinthians, Internacional, Coritiba e Bahia. Então, o momento é mais que propício para que fechem contrato com um clube de Belo Horizonte, no caso, o Galo.

O desfecho desta novela sairá nos próximos dias. Se vier a Penalty, seja bem vinda novamente! E vista mais um timaço do Galo, desta feita em 2013!

Se for a Nike, que tenhamos anos de glórias, conquistas e alegrias com a sua presença!

Saudações,

domingo, 18 de novembro de 2012

Atlético empata com xará goianiense em casa

Faltou pouco para o Atlético Goianiense aprontar uma surpresa em pleno Independência contra o Galo. Fez 2x0 ainda no primeiro tempo, após duas falhas grotescas da defensiva alvinegra, teve chances de fazer o terceiro, não conseguiu, e o Galo reagiu e descontou com Réver.

Já na segunda etapa, não restava nada ao Galo que não fosse atacar. O Atlético partiu para cima e a equipe goiana se defendia e se fechou completamente. O Galo conseguiu a façanha de acertar a trave dos goianos pelo menos 04 vezes, e o duelo passou a apresentar contornos de dramaticidade. Porém, aos 45 minutos do segundo tempo, Ronaldinho Gaúcho aproveitou o rebote de um ataque e chutou forte, no canto, para empatar e dar números finais ao jogo. O 2x2 não foi o resultado desejado, mas o Galo segue com uma longa invencibilidade. Não perde em casa há mais de 15 meses.
Ronaldinho Gaúcho foi mais uma vez decisivo para o Atlético (Foto:Paulo Fonseca/Ag. Estado)

Após o jogo, uma breve vaia e um pedido único, uníssono, para que R49 fique no Galo. Ao som de "FICA RONALDINHO", o craque agradeceu, emocionado, a demonstração de carinho e devoção da massa para com o ídolo. Ele, ao final, se esquivou da resposta sobre sua permanência, ao dizer que só pensa nos dois últimos jogos do campeonato (contra Botafogo e Cruzeiro) e que só depois destes confrontos irá definir o seu destino.

Agora resta ao Atlético torcer para um tropeço do Grêmio contra a Lusa no Canindé para manter o desejo de ir diretamente para a Libertadores mais vivo que nunca.

COMENTÁRIO:

O Atlético parece ter entrado em campo relaxado, achando que o Atlético Goianiense fosse um cachorro morto, e que venceria o jogo a qualquer instante. Tomou dois gols, quase tomou mais, e não se pode menosprezar jamais a força de um adversário.

O Galo continua na mesmice de sempre. Cria inúmeras oportunidades e desperdiça quase todas. Jô é bom jogador, tem bom domínio de bola, sabe proteger a mesma, mas é muito, muito fraco na hora de finalizar a gol. Seu aproveitamento é baixíssimo. Precisa pegar umas aulas com o Fred, do Fluminense.

Berola parece estar também em seus últimos jogos no clube. Jogador mediano, cai cai, que quer cavar faltas e pênaltis a todo momento. Isso irrita a arbitragem, e, por que não dizer, ao próprio time, pois são perdidas ótimas chances devido ao seu comportamento. Até quando é falta o juiz não dá, tamanha as tentativas constantes dele em cavar faltas o tempo todo.

O grupo tem que ser reforçado, pois o time que tem jogador ruim, uma hora vai ter que contar com ele, aí é que pode complicar.

O foco e as atenções estão divididas após o título do Fluminense. Além de lutar pelo segundo lugar com o Grêmio para entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores, o Galo convive com especulações de reforços, de possíveis saídas e chegadas de jogadores.

Agora Cuca deve treinar e preparar o time para o confronto no Rio contra o Botafogo.
Força Galo!
Saudações,

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Galo não consegue vencer o Vasco e Flu é tetra

Mais um jogo decisivo e mais uma vez o Galo tropeçou. Com o título praticamente nas mãos do Flu, não restava mais nada que lutar pela vitória a todo custo em São Januário contra o Vasco da Gama. O time até começou bem, valente, aguerrido, partindo pra cima. E a pressão deu resultado. Aos 26 minutos do primeiro tempo R49 cobrou bem a penalidade sofrida por Escudero e pôs o Galo na frente.

A partida caminhava tranquila para o Galo, que era o senhor do jogo, mas não traduziu seu domínio em gols. O jogo seguia bom para o Galo, até Serginho fazer uma sequência de faltas que fez o juiz lhe dar, primeiramente o cartão amarelo, e, posteriormente, o vermelho. Sem recursos técnicos, o volante alvinegro, que desconhece a frase 'antecipar para desarmar' de seu vocabulário fez falta dura em Juninho Pernambucano e foi expulso ainda no primeiro tempo.

Com 10, e com 1x0 no placar, Cuca teve que armar um time um pouco mais resguardado no segundo tempo. Richarlyson entrou no lugar de Escudero. Mas a resistência atleticana durou pouco. Aos 10 minutos o Vasco empatou através de Alecsandro, após uma troca de passes envolventes do ataque vascaíno.

O jogo ficou aberto, com as duas equipes querendo o gol da vitória. Quase ao final da partida o Vasco também teve um jogador expulso e o time cruzmaltino passou a se contentar com o empate. O Galo criou várias chances, que foram mal finalizadas ou bem defendidas pelo goleiro Fernando Prass, que fez pelo menos duas ótimas defesas que evitaram a vitória atleticana. Melhor para o Fluminense, que venceu o Palmeiras pelo placar de 3x2 e é campeão brasileiro pela quarta vez.

Com o empate do Galo e a vitória do Grêmio contra o São Paulo, o novo vice-líder é o tricolor gaúcho, com 66 pontos, um a mais que o Galo.
O maior objetivo do Galo agora é voltar à vice-liderança para entrar diretamente na fase de grupos na Copa Libertadores da América, pois o terceiro e o quarto colocados terão que jogar a pré-Libertadores, em confrontos decisivos de ida e volta em janeiro. Situação esta que o Atlético quer e deverá evitar a todo custo. Os próximos adversários do Atlético são o Atlético Goianiense em casa, o Botafogo fora e o Cruzeiro em casa, com o mando do Galo; já o Grêmio terá pela frente a Portuguesa, que tenta fugir do rebaixamento no Canindé, o Figueirense em casa e encerra sua participação no clássico gaúcho contra o Internacional. A decisão será nos detalhes. Que voltemos já na próxima rodada na vice-liderança para não a perdermos mais.

COMENTÁRIOS:

O Atlético lamentavelmente pecou na hora H mais uma vez. Jogadores como Serginho, incapaz de manter o equilíbrio e se manter no time sem abusar das faltas prejudicou demais o time com sua expulsão. Leonardo pouco fez para uma partida tão importante como a de ontem, e Guilherme, que tinha conseguido o mais difícil, que era ficar cara a cara com o goleiro do Vasco praticamente recuou a bola para ele, em um chute vergonhoso.

Enquanto isso, o Fluminense entrou em campo e mostrou porque mereceu ser campeão. Tem um matador, um cara decisivo que é o Fred, fez dois gols e sacramentou o título para eles. Os reservas muito bons, capazes e voluntariosos, não deixaram a peteca cair. São exemplos a serem seguidos pelo próprio Atlético. Apesar dos pesares e das polêmicas de arbitragem, tiveram sim seus méritos.

Agora resta ao Atlético entrar em campo com vibração e garra para recuperar a vice-liderança perdida para o Grêmio. Entrar diretamente na fase de grupos não significa apenas disputar a Libertadores, assim como garantir a permanência de R49, que avisou lá mesmo em São Januário: -"Se não entrar, interfere. Eu quero disputar a Libertadores, mas estou muito feliz. Só penso no Galo" – declarou. Ou seja, jogar a pré-Libertadores, sem garantia de permanência na competição pode representar até mesmo uma saída prematura dele do Galo. Que Cuca, os jogadores e a diretoria trabalhem com o mesmo afinco de sempre para conquistarmos esta vaga diretamente!

Ah, e outra coisa: Serginho e  mais uma meia dúzia que vou falar após o campeonato podem pegar o boné e saírem do Galo, por favor. Não dá mais. A paciência esgotou.

No mais, apesar da tristeza de não ter ganho o título de campeão neste ano, o Atlético voltou forte no cenário nacional, impôs respeito e, com as dívidas trabalhistas praticamente quitadas, o melhor Ct do Brasil, uma comissão técnica da seleção brasileira, e dinheiro em caixa para investir em reforços de altíssimo nível fazem do Galo uma das prováveis potências em 2013! É planejar, contratar os jogadores certos, renovar o contrato de quem é indispensável para o elenco ano que vem e dispensar quem não serve mais, sem dó nem piedade. Vamos entrar para ganhar tudo o que disputarmos!

Que venham os tão desejados reforços e os títulos de expressão para 2013!
Força Galo!
Saudações,

domingo, 11 de novembro de 2012

Kalil desmente venda de Bernard e confirma Gilberto Silva para 2013

O presidente Alexandre Kalil desembarcou ontem no aeroporto internacional de Confins e concedeu, de forma improvisada, uma coletiva, ao qual foram abordados 3 temas: Bernard, motivo da viagem a Londres e Gilberto Silva.

Sobre Bernard, ele disse que não foi a Europa para negociá-lo, e sim para buscar um jogador, que é o Diego Tardelli. Kalil afirmou ser difícil o retorno dele ao Brasil, mas tem uma ponta de esperança. E deixou um recado bem claro a quem tiver interesse em Bernard: "Quem quiser comprar o Bernard terá que vir na minha sala em Lourdes e conversar comigo por pelo menos duas horas, senão não tem negócio".

E, para encerrar, o mandatário atleticano anunciou o primeiro reforço para 2013. É um velho conhecido da massa atleticana. Se trata de Gilberto Silva, que atualmente defende o Grêmio e fará seus quatro últimos jogos por lá antes de vestir novamente o manto alvinegro. O bom filho a casa torna.

COMENTÁRIO:

O presidente foi firme em seus argumentos e negou veementemente qualquer rumor sobre a venda de Bernard. Para alguns é importante mantê-lo aqui, enquanto que para outros é a hora certa de vendê-lo com medo de uma futura desvalorização. Ele é, sem a menor dúvida, um excelente jogador, e nos dará muitas alegrias no futuro.

Quanto a Tardelli, é um desejo antigo do presidente repatriá-lo. É um jogador que tem o faro do gol, artilheiro nato. Se estivesse jogando atualmente poderíamos estar bem melhores na tabela do que estamos hoje. Se voltar será importantíssimo na Libertadores.

Em relação ao Gilberto Silva, é uma excelente aquisição. É um cara de grupo, humilde e joga muito. Vai dar um toque refinado na defensiva atleticana e tem tudo para nos ajudar nos objetivos de 2013! Que tenha muito sucesso Gilberto Silva!

Saudações,

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Galo - No caminho certo para grandes conquistas

Ultimamente li e acompanhei comentários sobre a campanha atleticana e as perspectivas do futuro do time em 2013, de volta a Libertadores após 12 anos sem disputá-la. Fiz um apanhado de coisas e posto um comentário sobre o atual momento e do que virá pela frente.

A campanha atleticana, com seus altos e baixos (mais altos que baixos, felizmente) mostrou um Galo diferente dos dois últimos anos. De coadjuvante o time passou a ser protagonista, lutando de igual para igual com os favoritos de sempre, na prateleira de cima do campeonato. Isso devido a muito trabalho, uma estrutura de primeiro mundo no Ct do Galo em Vespasiano, os pagamentos estão rigorosamente em dia, e fez contratações pontuais neste ano após um 2011 um tanto irregular.

Claro que a vinda de um astro como Ronaldinho Gaúcho também foi muito importante para o elenco e para a torcida, que passou de fato a acreditar que poderíamos chegar ao nosso maior objetivo, que é o de ser bicampeão brasileiro. A campanha é, de fato, fantástica, mas a do Fluminense, tem sido acima do normal. Não vou me ater a fatores de arbitragem neste post, pois isto também pode ter influído na campanha deles, mas há que se admitir que eles tem um elenco muito forte, e se dão ao luxo de terem jogadores como Wagner e Rafael Sóbis no banco de reservas. Jogadores estes que seriam titulares em qualquer time da série A do campeonato brasileiro.

Usei o Fluminense no parágrafo anterior justamente para comparar com o atual elenco atleticano. Lamentavelmente não temos reservas no mesmo nível dos titulares. Para tirar como exemplo, se perdemos o Bernard e o Pierre, não temos reposição à altura. A menos que Guilherme estivesse em grande fase, o que não é o caso. Felipe Soutto e Serginho são esforçados, mas não tem a pegada do Pierre no meio.

Outra situação que pode desagradar a muitas pessoas é que, em vários casos neste campeonato de pontos corridos, tivemos campeões que surgiram graças a um bom trabalho no ano anterior. É difícil ter que falar disso em uma situação onde o time não vence o campeonato brasileiro há 41 anos, mas vamos aos casos:

O Cruzeiro, antes de ganhar tudo em 2003, terminou 2002 trocando de treinador (entrou Luxemburgo, e foi a partir dali que montou o elenco que ganhou o que disputou naquele ano).

O Santos, campeão de 2004, tinha feito uma campanha muito boa no brasileiro de 2003, brigou de igual para igual com o Cruzeiro e se estruturou para levar o caneco no ano seguinte.

O Corinthians, campeão de 2005 fez também fez uma campanha muito regular em 2004, montou um timaço em 2005 e levou o título.

O São Paulo, que venceu em 2006, 2007 e 2008, brigou até onde pode com o Timão em 2005, e, em 2006, não deu chances aos seus concorrentes.

Os campeões mais recentes, excetuando o Fluminense, em 2010, que escapou da degola de forma milagrosa em 2009, sempre fizeram ótimos trabalhos nos anos anteriores, e chegaram lá complementando aquilo que faltou no ano anterior para levarem o título no ano seguinte.

Portanto, na opinião de vários comentaristas o Galo está no caminho certo para ser um forte candidato ao título do campeonato brasileiro de 2013 e vencê-lo. Para isto basta manter a comissão técnica, o ótimo trabalho que vem sendo realizado e fazer as contratações pontuais, certeiras, além daquelas para composição de grupo com qualidade ainda melhor que a deste ano. Aí, quem sabe, no final do ano que vem podemos dar a tão sonhada volta olímpica e ser bicampeão brasileiro?! A vontade é essa! Que isso se torne realidade em 2013.

Saudações,

Especulações Galo 2013

Com o campeonato brasileiro no final, com o título praticamente nas mãos do Fluminense, começam a surgir especulações na imprensa sobre possíveis contratações para o Atlético visando a temporada 2013. Além de rumores sobre reforços, há também sondagens e possibilidades de mudanças importantes para o clube.

A primeira delas pode ser a troca de fornecedor esportivo. A Topper fornece material esportivo para o Atlético até o final deste ano. Se não renovar, pode ser que a nova fornecedora de material esportivo seja a Nike, que é uma marca de sucesso e uma das preferidas do público em geral. Corre por fora a Adidas, que já forneceu material ao Atlético nos anos 80, e tem bastante apreço de torcedores atleticanos. A Topper começou regular, com uma polêmica camisa rosa, além da camisa principal muito aquém dos padrões de beleza e qualidade. Aos poucos a Topper foi acertando nos modelos e nas camisas de jogo. A atual é, sem dúvida, a melhor e a mais bonita que a atual fornecedora fez para o Galo. Vamos aguardar os acontecimentos.

Com relação a jogadores, vou começar com os prováveis reforços para 2013:

*Gilberto Silva: A imprensa gaúcha afirma que o jogador, que está no Grêmio já acertou um pré-contrato para jogar a temporada de 2013 no Galo. Teremos uma resposta definitiva nas próximas semanas.

*Arouca: O volante santista deve vir para compor o meio de campo atleticano, já que o Santos quer o atacante André, que tem 75% dos direitos federativos presos ao Galo. Para ceder este percentual ao Peixe, o mesmo oferece um jogador do seu elenco, e o preferido de Cuca e da diretoria do Galo é Arouca.

*Diego Tardelli: Desnecessário dizer que o jogador continua sendo o xodó da Massa. Se vier, será por empréstimo de 01 ano, para suprir a provável saída de Bernard.

*Barcos: O "pirata" palmeirense é um jogador muito batalhador em campo, tem faro de gol, mas, com as ameaças da enfurecida torcida palmeirense de agredir fisicamente a seus jogadores, pode fazer Barcos mudar de ares. O Galo é uma opção viável e atraente.

*Robinho: Outro atacante badalado há alguns meses foi Robinho, mas o negócio não vingou. Com o interesse do Milan no zagueiro Réver, pode ser que as coisas sejam facilitadas para sua volta ao Brasil em caso de uma eventual troca.

*R49: Apesar de já estar no clube, tem contrato com vencimento em dezembro. Com suas boas atuações, surgem interesse de outras equipes em seu futebol, mas, a tendência natural e praticamente certa é a de que o Gaúcho renove e permaneça no Galo para a Libertadores em 2013.

Quanto as possíveis saídas de jogadores no final deste ano:

*Bernard: Com sua valorização e um excelente campeonato sua venda vem sendo anunciada sistematicamente pela imprensa. O destino provável deverá ser um time da Rússia, com a transação girando em torno de 22 milhões de Euros. É um valor bastante relevante para Kalil montar um time muito competitivo em 2013.

*Guilherme: Com atuações em geral muito baixo da média pode ser que o atacante Guilherme deixe o Atlético em 2013. Para isto é necessário uma boa proposta, já que o Galo investiu alto na contratação deste atleta. Caso contrário terá que começar 2013 com espírito de jogador raçudo, determinado e guerreiro para conquistar a torcida atleticana.

*Neto Berola: Com um futebol habilidoso, mas de eficácia duvidosa, além de uma insistência irritante em cavar faltas, Berola fez algumas partidas boas e outras um tanto infelizes. Pode ser que ele também deixe a Cidade do Galo em 2013.

*Escudero: Apelidado por alguns torcedores como um "argentino sem raça", não caiu no gosto da torcida, por sua indiferença e frieza em momentos onde a pegada deveria estar presente. É outro jogador que não agradou. Pode até faltar técnica, mas raça, determinação e vontade de vencer, jamais.

*Triguinho: Jogou muito pouco neste ano, e já deu o que tinha que dar no futebol. Valeu enquanto durou. Que seja feliz em um outro clube Triguinho!

*Richarlyson: O polêmico "Ricky" teve bons e maus momentos no Galo. Ultimamente não se pode reclamar dele, que não comprometeu quando esteve em campo. Como Muricy Ramalho (técnico do Santos) tem interesse em seu futebol, pode ser que ele seja usado como moeda de troca (além de Arouca, pode ser que venha outro jogador do Santos para o Galo)

*Luis Eduardo: Com poucas oportunidades para mostrar serviço e, quando mostrou, não agradou tanto assim, pode ser que o mesmo deixe o clube. Caso se confirme sua saída, é certo que o Galo terá que buscar outro zagueiro para a temporada 2013.

Réver: O Milan tem interesse no zagueiro atleticano. Com a perda de Thiago Silva para o PSG, é uma boa opção para os italianos, já que Réver tem sido um dos destaques do Galo no campeonato, além de ser convocação praticamente certa de Mano Menezes na seleção brasileira.

COMENTÁRIOS:

Este comentário pode ser dividido em três partes: A primeira vou abordar o fornecedor de material esportivo. Na segunda falo sobre as especulações de jogadores que podem vir, e na última sobre os que podem sair.

Com relação ao fornecedor de material esportivo, a Topper demorou mas acertou a mão pra valer neste ano com o uniforme de jogo, que ficou devendo em 2010, e melhorou bem em 2011. Se renovarem, que continuem a fazer uniformes cada vez mais bonitos e vistosos.

Caso Kalil feche com a Nike, será a realização de um sonho para muitos torcedores, que, além de gostarem da marca americana, tendo a mesma no nosso uniforme seria fantástico. A Nike certamente baterá recordes de venda de camisas caso capriche no uniforme da Libertadores 2013!

A Adidas também agrada a muitos torcedores, é uma excelente marca no cenário mundial e acredito que também venderá muitas camisas caso feche conosco.

Quanto aos jogadores que podem vir para  o elenco alvinegro, acredito que Gilberto Silva, Arouca e Tardelli serão excelentes aquisições para o Galo entrar forte na Libertadores 2013. Já Barcos e Robinho, caso venham os três citados anteriormente, incharia e muito o ataque. Tem que sair gente do atual elenco, ou  vai ter jogador caro no banco de reservas.

Tem nome que ainda não tem nesta lista e que deverá vir. Principalmente se Cuca renovar o contrato, já que o mesmo quer um jogador que caia ali pela direita com as características de Danilinho, que não tem nesta lista inicial citada acima.

R49 vai continuar no Galo. A história do Fluminense não passa de especulação, e o mesmo não volta para o Rio, de onde veio, com um mar de problemas com o Flamengo. Não vai ter clima para o mesmo jogar lá com tranquilidade como tem jogado aqui.

Com relação às saídas, se Bernard sair, vamos ter que buscar um jogador que tenha as mesmas características e a qualidade dele. O nome mais comentado é o de Tardelli. Vamos aguardar as próximas semanas e ver o que vai acontecer.

Réver é um ótimo zagueiro, fez um campeonato muito bom e, se for para o Milan, vai ser uma perda considerável. Teremos que buscar um zagueiro de nível para suprir sua saída.

Já Guilherme precisa, urgentemente, mudar sua atitude sonolenta e morosa e ter mais vontade, garra e luta. Caso contrário pode arrumar as malas.

Escudero encaixa no mesmo caso do Guilherme. É bom jogador, mas não tem perfil de jogador do Galo. Ou muda, ou cai fora.

Richarlyson alternou bons e maus momentos. No atual futebol, tem virtudes interessantes, como a versatilidade. Resta a Cuca e a diretoria analisarem o custo-benefício do atleta e ver se vale a pena ou não renovarem com ele. Para composição do grupo acredito que ainda pode ser útil para nós.

Berola tem que melhorar, em todos os sentidos. Precisa aguentar fisicamente os 90 minutos, parar de enfeitar, fazer jogadas que não vão resultar em nada e de ficar simulando faltas o tempo todo que algum adversário chega perto dele. Isso é irritante em vários momentos, em ataques decisivos, que podem resultar em gol e de repente o cara tá caído no chão querendo falta ou pênalti, sendo que, em muitas das vezes ele pode fazer algo mais interessante, como um passe ou um chute a gol. Se não resolver isso, é caso de pegar as malas e partir também.

No mais, só o tempo dirá sobre quem vem ou quem sai do Galo. Mas vale a postagem. Não custa nada imaginar um time bem forte no ano que vem, no qual iremos voltar a Libertadores após 12 anos de longa espera.

Saudações,

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Coxa vence o Galo que praticamente dá adeus ao título de 2012

O Atlético entrou em campo já sabendo do empate entre o Fluminense e o São Paulo no Morumbi. Ainda assim, não bastou para que o time entrasse disposto e com inspiração para vencer o Coritiba no Couto Pereira. O Coxa partiu para cima no início do jogo e aos 07 minutos teve um pênalti a seu favor após falta desnecessária de Filipe Soutto no atacante do Coritiba, que estava dentro da área mas sem possibilidade de causar grande perigo a Victor. David cobrou e marcou o único gol da partida.

A patir daí o Galo foi todo pressão para cima do Coxa, mas atacou de forma desordenada e desorganizada. O Coxa ainda teve outra ótima chance com Lincoln que acertou a trave de Victor duas vezes seguidas.

Na segunda etapa o Atlético não voltou com a mesma performance do primeiro tempo e perdeu força no ataque. R49, muito bem marcado pouco ou nada pode fazer. Bernard e Leonardo tiveram ótimas chances, mas foram muito infelizes nos arremates e o resultado permaneceu Coxa 1x0 Galo. Resultado este que mantém o Coritiba na série A em 2013, já que alcançou o número mágico de 45 pontos para evitar o fatídico rebaixamento. Já o Atlético praticamente dá adeus ao sonho de ser bicampeão brasileiro, já que a distância para o Fluminense é de 09 pontos, e, restando 04 jogos para o final do campeonato, basta ao tricolor carioca vencer mais uma partida para ser o campeão brasileiro.

Com a derrota do Internacional para o Náutico o Galo garantiu matematicamente uma das vagas para a Libertadores. Na pior das hipóteses disputará uma pré-Libertadores. Por isso é importante para o Atlético garantir o vice-campeonato, para que entre diretamente na fase de grupos da Libertadores.

O Galo irá domingo que vem ao Rio de Janeiro onde enfrentará o Vasco, em São Januário. Uma vitória será muito importante para nos mantermos na segunda colocação!!

COMENTÁRIO:

Final de temporada um tanto quanto frustrante para a massa atleticana. Para quem fez uma campanha espetacular no primeiro turno, ficou devendo e muito no segundo. Há 100 dias sem vencer um jogo fora de casa, não tem como um time que deseja vencer o campeonato se dar ao luxo de tal proeza. A campanha em casa é a melhor de todas, não perdeu nenhum jogo, mas teve empates um tanto amargos contra Bahia, Ponte Preta e Flamengo. Se tivesse vencido estes jogos estaria a 03 pontos do Fluminense. Claro que o adiamento do jogo do Flamengo no primeiro e a marcação do jogo no segundo turno após todos os outros pode ter atrapalhado um pouco, mas não serve de desculpa para justificar os maus resultados obtidos.

O elenco lutou, batalhou, tentou. Mas, lamentavelmente, tropeçou em suas próprias pernas e não conseguiu o grande objetivo de ser campeão brasileiro novamente. Claro que houveram erros de arbitragem contra o Galo, mas não se pode atribuir exclusivamente ao apito questões de ordem técnica. Infelizmente faltou um pouco mais de qualidade ao elenco em momentos decisivos, em jogos onde, nas poucas chances criadas, teria que ter um centroavante matador, como é o Fred no Fluminense, que tem um excelente aproveitamento. Jô precisa perder 03 ou 04 chances para acertar uma. Os reservas não tem o mesmo nível dos titulares. Pierre é um ótimo volante, mas não existe em em seu vocabulário a palavra antecipação. Só toma a bola fazendo falta e leva cartão amarelo em todas as partidas, ficando sempre de fora no quarto jogo consecutivo. Danilinho não era um grande jogador, mas ajudava no esquema tático de Cuca e fez muita falta. Guilherme perdeu o brilho. Só jogou mesmo contra o América, depois sumiu.

Claro que, por outro lado, temos muitos méritos. A vinda de R49 motivou e trouxe força a um grupo que estava sob forte desconfiança da torcida, de que este seria mais um ano lutando contra o rebaixamento, e, felizmente, não foi assim. Lutamos na parte de cima da tabela o campeonato inteiro. O conjunto do time encantou e, em vários momentos fez a torcida acreditar que sim, que era possível desafiar a todos de igual para igual e vencê-los. Fez o grito de GALO estremecer o estádio e impôs o respeito dos adversários e resgatou a dignidade perdida há vários anos, com times pouco competitivos e descompromissados com a história e a tradição do Atlético.

Mas a vida segue e o campeonato ainda não acabou. Que possamos encerrar este campeonato fazendo a melhor campanha da história do clube na era dos pontos corridos. E que ano que vem sejamos mais fortes, competitivos e vencedores!

Saudações,

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Galo empata com Fla, se complica e Flu agradece

Atlético e Flamengo fizeram um jogo tenso, nervoso, com poucas emoções e muito truncado. O Flamengo saiu na frente com uma bomba de Renato Abreu, indefensável para o goleiro Victor ainda no primeiro tempo. O Atlético partiu para cima em busca do empate, que por pouco não aconteceu no primeiro tempo. R49 sofreu entrada forte dentro da área mas o juiz nada marcou, para a fúria da massa alvinegra. O time lutou mas não conseguiu igualar o marcador na primeira etapa.


No segundo tempo Cuca promoveu várias mexidas para buscar o empate, já que jogava com um a mais, pois o Flamengo teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo. Aos 12 minutos do segundo tempo saiu o gol atleticano, através de Leonardo, após excelente cruzamento de Bernard.

Cuca colocou o time a frente, com 04 atacantes (Jô, Bernard, Leonardo e Berola), mas o Flamengo se segurou todo lá atrás e impediu que o Atlético fizesse o tão desejado gol da vitória. Com este resultado a diferença para o Fluminense é de 08 pontos, e, a 05 rodadas do final do campeonato, o Atlético se complicou na disputa pelo título. Para ser campeão precisará de, no mínimo, 03 derrotas do Fluminense, e terá que vencer todos os jogos que restam contra Coritiba, Vasco, Atlético Goianiense, Botafogo e Cruzeiro. Não é impossível, mas ficou bem difícil após o empate de hoje.

Agora é preparar o time para o compromisso de domingo contra o Coritiba, às 19:30h no Couto Pereira, de onde tentará conquistar uma vitória, para ainda acreditar na possibilidade de sair da fila neste ano.

COMENTÁRIO:

O Galo fez uma partida bastante truncada e difícil. O Flamengo veio disposto a dificultar as ações e a vida do Atlético e teve seus méritos. Cuca foi pouco intuitivo nas mexidas e faltou mais força ao ataque, que continua pecando e muito nas finalizações. Jô é um jogador alto, forte e que tem boa técnica, mas precisa desperdiçar várias chances para acertar uma ao gol. Um atacante mais efetivo poderia nos dar vitórias e pontos preciosos.

O árbitro mais uma vez foi confuso e impreciso em certos momentos do jogo. O pênalti não marcado em R49 deixou os jogadores do Galo bastante revoltados. Falar de arbitragem é chover no molhado. Porém não podemos atribuir aos árbitros todos os insucessos atleticanos na temporada, mas que em alguns deles eles tiveram influência nos resultados, isso sem a menor dúvida.

A situação ficou muito difícil, mas não podemos desistir. Ainda que o Fluminense seja de fato o campeão o Galo está de parabéns pela excelente campanha após dois anos seguidos lutando contra o rebaixamento. Claro que vai ficar uma pontinha de frustração por ter chegado perto e não ter beliscado o título, mas mostra que estamos no caminho certo. Com uma excelente estrutura, um time mais encorpado e com a base mantida, a tendência é a de irmos muito mais longe em 2013. Mas isso será assunto para o final do ano, onde faremos a retrospectiva e o balanço do Atlético neste ano. Enquanto isso, fica a torcida para que nossa história em 2012 tenha final feliz!!!

Saudações,